Disputa do Grom Search acontece no Canto do Recreio

Wigoly Dantas

O ubatubense Wigoly Dantas é um dos destaques da nova geração. Foto: Renato Boulos / Ubatuba Surf Cam.

A segunda etapa do Rip Curl Grom Search 2004, que rola neste final de semana, será disputada no Canto do Recreio e não mais na praia da Barra. A mudança foi decidida em função do swell previsto para domingo.

 

?Estamos pensando na segurança da molecada. Vamos ter muitos meninos novos, meninas e no Canto do Recreio as condições são mais tranqüilas. Já fizemos isso antes, numa situação idêntica. A idéia é o pessoal se divertir?, comenta o diretor de marketing da Rip Curl no Brasil, Felipe Silveira, responsável pela organização do evento.
       

A competição reúne surfistas com até 16 anos de idade e tem como objetivo revelar novos talentos. Quatro categorias estarão em disputa: Grommets ou Infantil, para atletas com até 12 anos; Iniciantes, com limite de 14 anos; Mirim, para os competidores de, no máximo, 16 anos; e Feminina, também com idade permitida até os 16.

 

Os campeões do ranking das duas últimas categorias ganharão passagens aéreas para a Austrália para competir no evento internacional da Rip Curl, em data e local a ser confirmado.
       

?Vamos ter atletas de várias partes do País. Do Espírito Santo, por exemplo, vem um ônibus com cerca de 20 atletas, mais os pais, técnicos e até outros atletas da escolinha. Tem também o pessoal da Ubatuba, que sempre participa de todos os campeonatos e chega com vários favoritos. A Prefeitura disponibilizou transporte para que os atletas pudessem viajar. Vai ter pessoal de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul?, acrescenta Felipe.

 

O pequeno Cauê Wood já compete como gente grande. Foto: Divulgação Rip Curl.
Nomes que já começam a se destacar no cenário nacional, como o catarinense Giancarlo Zampieri, o paranaense Rafael Teixeira, o carioca Hugo Bittencourt e os paulistas Wiggolly Dantas, Matheus Toledo e Thiago Camarão estarão competindo. Há, também, os pequenos surfistas, que mesmo com menos idade que os concorrentes não se intimidam.
       
É o caso do gaúcho Cainã Barletta. Aos 9 anos ele foi o 5º colocado da infantil, na etapa de abertura, realizada na praia Mole, em Florianópolis, parando somente na semifinal. Apesar da pouca idade, este é o 3º ano que o competidor participa do Rip Curl.

 

Em 2002, com apenas 7 anos, foi o 3º colocado e ano passado ficou em 4º lugar na final. Atual campeão gaúcho Grommets, ele já mostrou seu talento também no Catarinense desta temporada, vencendo na Petiz. “O moleque é pequenino, mas gravem bem este nome, pois ele ainda vai dar muito trabalho”, afirma o orgulhoso pai, Rodrigo.
       
Outros surfistas com potencial são o catarinense Cauê Wood e o paulista Jessé Mendes. Cauê foi um dos destaques em Floripa, vencendo a Infantil e sendo o vice na Iniciantes. Jessé também foi bem nas duas categorias, sendo o vice na primeira disputa e 7º colocado na outra. O surfista do Guarujá teve a melhor onda do evento e tirou nota 9.

 

Entre as meninas, o nível é o melhor possível para a idade. Gabriela Teixeira, de Búzios, atual campeã brasileira júnior, saiu na frente, deixando em 2º lugar a paranaense de Matinhos, Bruna Schmitz, que impressionou a todos ano passado, ao competir contra surfistas profissionais, apesar de ter apenas 13 anos.
       
Além de Bruninha, o Paraná estará muito bem representado. O principal nome é Rafael Teixeira, vencedor da Iniciantes. Também com 13 anos e local de Matinhos, cidade do tricampeão brasileiro profissional e integrante do WCT, Peterson Rosa, o novo talento está ansioso pela etapa.

 

Rafael Teixeira comemora a vitória na primeira etapa, na praia Mole. Foto: Divulgação Rip Curl.
“Este é um circuito muito importante e como já venci a primeira etapa, vou pensando em ganhar novamente para ficar com o título”, diz o surfista do Paraná, que também terá como destaques Peterson Crisanto e Vitor Valentin, finalistas da Infantil, em Floripa, e Natalie Martins (da equipe Rip Curl), na Feminino.
       
Já na Mirim, a briga promete ser forte. Nos dois últimos finais de semana, Giancarlo Zampieri e Thiago Camarão, paulista da praia de Maresias, em São Sebastião, se enfrentaram em três finais em Santa Catarina. No Rip Curl, dia 25, Giancarlo, campeão brasileiro iniciantes de 2002, levou a melhor.

 

No final de semana seguinte, na Abertura do Catarinense, o dono da casa novamente venceu na Mirim, mas Camarão deu o troco na Júnior. “Vamos ver o que vai dar na Barra. A briga vem sendo boa”, diz o extrovertido Camarão, especialista em aéreos, manobra mais radical do surf moderno.
       
O circuito terá três etapas e a final está confirmada para os dias 13 e 14 de março na praia do Tombo, em Guarujá. Os campeões da Mirim e Feminina ganharão passagens aéreas para a Austrália, para competir no evento internacional da Rip Curl, em data e local a ser confirmado.

Exit mobile version