Pelo segundo ano consecutivo, a ISA (International Surfing Association) realiza o International Surfing Festival Riyue Bay entre os dias 25 e 30 de janeiro em Wanning, Ilha de Hainan, China.
“Depois do grande sucesso do primeiro evento, que produziu o maior público da mídia na história da ISA, estou animado para voltar à China”, conta Fernando Aguerre, presidente da ISA.
O festival começa co o ISA China Cup, entre os dias 25 e 27 de janeiro. O evento reúne as oito melhores nações do mundo, com base nos resultados das equipes nacionais durante o ISA World Júnior Surfing Championship 2012, realizado em julho em Playa Colorado, Nicarágua.
As equipes classificadas são o Hawaii, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Japão, França, Peru e Portugal. Está é a primeira apresentação do Japão, Portugal e Hawaii.
Cada equipe nacional será composta pelos quatro melhores homens e duas mulheres de cada país, que irão competir por medalhas em equipe e ouro individual e a honra de representar suas nações.
Austrália ganhou o ouro por equipe na primeira edição do ISA China Cup em janeiro de 2012, enquanto Sofia Mulanovich (Per) ganhou o ouro entre as mulheres e Heath Joske (Aus) entre os homens.
O Festival de Surf International continua com o Hainan Classic, entre os dias 28 a 30 de janeiro. O evento tem nível quatro estrelas da ASP (Association of Surfing Profissional).
Esta competição é o segundo evento da ASP na história da China, ambos produzidos pela ISA, cujos pontos contam para o ranking ASP World Star Tour.
O irlandês Glenn Hall defende o título da etapa. Sua vitória invicta este ano o levou a sua melhor temporada até o momento no ASP, que já resultou em sua classificação para o ASP World Tour.
Hainan Classic para 2013, o ISA espera um grupo de 96 atletas, incluindo um número de surfistas ascendência chinesa, incluindo 1999 campeão mundial, Sunny Garcia, que também pretende competir representando o Havaí na ISA China Cup.