O catarinense Eder Luciano, top 11 do ranking mundial em 2016, foi o grande campeão da primeira etapa do Circuito Gaúcho de Bodyboarding 2017, disputada no último domingo (2/4), em Capão da Canoa. Mesmo em condições difíceis, o nível técnico na água foi muito alto. O evento foi uma realização conjunta da FGB (Federação Gaúcha de Bodyboarding) com o site Mundo Bodyboard e reuniu atletas dos estados da região Sul do Brasil.
Éder foi o dono da única nota 10 do evento e também do maior somatório (16,83 pontos), durante a semifinal. O paranaense Marcos Boeno foi o segundo colocado, enquanto o também paranaense, Guilherme Unfried, foi o terceiro. Já a quarta colocação ficou com o gaúcho Lucas Santos.
Na Amador, o vice-campeão estadual do ano passado, Bernardo Tazoniero, levou a etapa, com Jonatas Resena (RS) e Rodrigo Brandalise (RS) em segundo e terceiro lugares, respectivamente, e o catarinense Clauber Figueiró em quarto.
Na Open Feminino, a atleta profissional Liege Laurentino (SC) levou o caneco, deixando a jovem Isa Nunes (PR) em segundo e a gaúcha e atual campeã estadual Pâmela Romero em terceiro. A catarinense Camille Oliveira ficou em quarto.
Assim como em 2016, a Master apresentou um altíssimo nível. Pedro Fernandes (RS), campeão estadual invicto no ano passado, garantiu a etapa. Jonatas Resena (RS), Leonardo Perazzo (RS) e Felipe Brigido (RS) completaram a final.
A categoria Junior, que reuniu atletas com idade máxima de 18 anos, teve como vencedor Matheus Cazara (RS), com os também gaúchos Bruno Fantin e Guilherme Machado em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A quarta colocação ficou com a paranaense Isa Nunes, que deu muito trabalho aos meninos.
Fechando a competição, o campeão gaúcho invicto no ano passado na categoria Drop Knee, Cleber Silva (RS), mesmo lesionado, levou a etapa, seguido de Rafael Fonseca (RS), Rafael Pacheco (RS) e Tiago dos Santos (RS).
Resultados finais da primeira etapa:
Profissional Masculino
1 Eder Luciano (SC)
2 Marcos Boeno (PR)
3 Guilherme Unfried (PR)
4 Lucas Santos (RS)
Amador
1 Bernardo Tazoniero (RS)
2 Jonatas Resena (RS)
3 Rodrigo Brandalise (RS)
4 Clauber Figueiró (SC)
Feminino
1 Liege Laurentino (SC)
2 Isa Nunes (PR)
3 Pâmela Romero (RS)
4 Camille Oliveira (SC)
Master
1 Pedro Fernandes (RS)
2 Jonatas Resena (RS)
3 Leonardo Perazzo (RS)
4 Felipe Brigido (RS)
Junior
1 Matheus Cazara (RS)
2 Bruno Fantin (RS)
3 Guilherme Machado (RS)
4 Isa Nunes (PR)
Drop Knee
1 Cleber Silva (RS)
2 Rafael Fonseca (RS)
3 Rafael Pacheco (RS)
4 Tiago dos Santos (RS)