São Pedro colaborou e o fim de semana foi alucinante, com muito sol e altas ondas durante os dois dias de competições, na preservada Praia da Ferrugem, em Garopaba, palco da quarta etapa do Circuito Surf Talentos Oceano.
O campeonato teve recorde de inscritos e contou com a participação de 140 surfistas, não só de Santa Catarina, mais também do Paraná, Rio Grande do Sul e da Argentina, confirmando o grande sucesso desta competição que busca incentivar a formação de novos talentos, através de um novo formato, mais competitivo e direcionado as categorias de base.
A final da categoria Mirim foi uma das baterias mais disputadas desta quarta etapa do Circuito. A briga foi onda a onda entre os quatro finalistas e a bateria foi decidida só nos últimos minutos, quando Wallace Vasco, de Florianópolis achou sua melhor onda somando 14,65 pontos, garantindo o topo do pódio. Lucas Vicente, também de Floripa, ficou na segunda colocação, seguido por Guilherme Marques e na quarta colocação Gustavo Borges.
A grande final da categoria Junior não foi diferente, disputas acirradas, e muitas manobras, proporcionaram um verdadeiro show de surfe dessa novíssima geração do surfe catarinense, nas perfeitas ondas da Praia da Ferrugem.
Na categoria Infantil o surfista Léo Casal, de Florianópolis, levou a melhor na grande final, e com um surfe bem alinhado garantiu a primeira colocação nesta etapa.
O campeão da categoria especial Pro/Am foi o surfista Alan Saulo, que conseguiu sua vitória numa final digna de profissionais. Alan, que já havia batido na trave nas outras etapas, desta vez não deu chances aos adversários e foi pra cima para conquistar sua vitória.
Alan achou duas boas ondas e venceu somando 12,50 pontos, contra 11,65 pontos do surfista local Pedro Mendes que acabou na segunda colocação. Completaram o pódio na terceira colocação o surfista Victor Borges, e na quarta colocação o surfista José Inácio Gudesen.
Na categoria Petit, para atletas de até 10 anos de idade, o pequeno surfista de Balneário Camboriú, Takeshi Yoama, de 9 anos de idade, venceu mais uma etapa e segue firme na liderança da categoria no ranking catarinense da Fecasurf 2016.
Um grupo de 12 atletas argentinos, entre meninas e meninos, esteve competindo nesta quarta etapa do Circuito em busca de novas experiências e competitividade, e as argentinas mostraram que estão com o surfe no pé, dominando as categorias duas femininas. A campeã da categoria Feminino Open foi a surfista argentina Lucia Cosolleto, nome de peso no surfe feminino de seu país de origem, e na categoria Feminino Junior, a surfista Catalina Mercere fez a melhor apresentação na final e garantiu a vitória na quarta etapa Circuito Surf Talentos Oceano 2016.
Os recordes da competição foram cravados pelos atletas, Wallace Vasco, campeão das categorias Mirim e Iniciantes, que marcou 9,75 pontos na maior nota do evento, e Lucas Vicente, que também fez uma bela apresentação e marcou a maior somatória do campeonato, com 17,25 pontos nas suas duas melhores ondas da segunda bateria do primeiro round da categoria Junior.
O Circuito Surf Talentos Oceano 2016 distribuiu 1000 pontos para cada categoria no ranking catarinense oficial da Fecasurf 2016.
Resultados da quarta etapa
Pro/Am
1 Alan Saulo
2 Pedro Mendes
3 Victor Borges
4 José Inácio Gudesen
Junior
1 Lucas Vicente
2 Guilherme Marques
3 Leonardo Mendes
4 Ryan Cordeiro
Mirim
1 Wallace Vasco
2 Lucas Vicente
3 Guilherme Marques
4 Gustavo Borges
Iniciante
1 Wallace Vasco
2 Luiz Mendes
3 Léo Casal
4 Patrick Plachi
Infantil
1 Léo Casal
2 Noah Machado
3 Inácio Ruggiero
4 Gustavo Ramalho
Petit
1 Takeshi Oyama
2 Anuar Chiad
3 Antônio Vitorino
4 Francisco Cosoletto
Feminino Open
1 Lucia Cosoletto
2 Josefine Anne
3 Andressa Carvalho
4 Adril Solis
Feminino Junior
1 Catalina Mercere
2 Josefine Anne
3 Lanai Henrique
4 Adril Solis