CBSurf Tour

Ceará no comando

0

Dois experientes potiguares – o master Emanuel de Sousa e seu irmão Paulo Enrique – foram campeões e vice, respectivamente, da categoria Open (sem limite de idade) na disputa do Circuito de Seleções da Confederação Brasileira de Surf, o CBSurf Tour, em sua segunda etapa disputada na praia do Atalaia, Salinópolis, Pará.

A Open foi a última e mais disputada das seis finais e contou com o pernambucano Tiago Silva em terceiro e o cearense Keison Barbosa em quarto, em uma quase reprise da etapa anterior em que os três coadjuvaram o paraibano Denner Carvalho com as mesmas colocações, enquanto Emanuel, primeiro no Pará, estreara com a sétima colocação em Pernambuco.

“Estou muito feliz com esse resultado. Foi uma luta muito grande pra chegar aqui com meu irmão e não consigo acreditar que tudo deu certo. Agradeço a Deus e dedico essa vitória a minha filha, Emanuela”, declarou o campeão que além do título da etapa e uma prancha Collection novinha, faturou também R$ 2,4 mil.

Sub 18 – A vitória nesta categoria promissora também é do Rio Grande do Norte. Artur Alves superou o pernambucano Raul Bormann, segundo colocado,  seguido do paraibano Jonas Pereira Marretinha (novo líder) e Leonardo Berbet, em quarto.

Entre seleções, desbancando o ainda líder Pernambuco, o Ceará foi com quem levou a melhor entre representantes de três regiões com várias finais e três vitorias, a de Lucas Bezerra na Sub 14 e as duas primeiras colocações de Letícia Cavalcanti na versão feminina das categorias vencidas pelos potiguares entre os homens, sendo vice em ambas a paraense Dayse Costa, já convocada para ir ao Mundial Júnior, categoria até 18 anos em que Dayse permanece líder ao ficar a frente das cariocas finalistas Sub 18 Karol Ribeiro (3ª) e da quarta colocada Luara Thompson, que na Open manteve a ponta com terceiro lugar enquanto Ramayana Silveira representou Pernambuco com quarta posição.

Sub 16 (Mirim) – Pernambuco mandou bem com a vitória do defensor do titulo da temporada passada e novo líder Cauan Nunes, que venceu sem presença na final do então primeiro Vitor Ferreira, do Rio de Janeiro, que caiu para vice no Pará onde o segundo lugar foi para Leonardo Berbet (RN) e os ainda Iniciantes (Sub 14) Lucas Bezerra (CE) e Felipe Alves (PB).

Lucas foi melhor ainda na sua categoria original ao surfar uma onda oito pontos no início para superar o campeão da etapa anterior Yuri Barros (PB) ficando Herbert Ribeiro (CE) e Bruno Marroche na terceira e quarta colocação respectivamente.

Entre as nove seleções que largaram com 7820 pontos a do Ceará foi quem menos perdeu atletas pontuadores, e ainda computou pontos de três vitórias para superar Pernambuco, que permanece líder, mas agora com o Ceará em segundo, o Rio de Janeiro em terceiro e o Rio Grande do Norte se mantendo em quarto.

CBSurf e o legado para o Norte e Nordeste – Após 3 anos consecutivos a etapa paraense do CBSurf Tour comprovou definitivamente sua importância para o crescimento e o desenvolvimento do surf no Brasil. Buscando corrigir uma discrepância histórica o Presidente da Confederação, Adalvo Argolo, não mediu esforços para consolidar uma etapa na Região Norte do país incentivando toda uma nova geração de surfistas que até alguns anos atrás foram impossibilitados de uma maior participação no cenário nacional devido a dificuldade de participar de um circuito que não contemplava essa região. Agora, os resultados começam a surgir com uma adesão significativa de atletas que agora participam de todas as etapas do circuito e uma conquista histórica com o primeiro representante paraense em um Circuito Mundial, com Deise Costa.

Sem falar que a próxima investida da CBSurf é levar uma etapa para o Maranhão o que deverá alavancar o surf tanto no estado, como também em seu vizinho Piauí, assim como outros estados das Regiões Norte e Nordeste.

Para Noélio Sobrinho, o evento foi um grande sucesso e comprova o potencial do surf paraense que só precisa de estímulo e incentivo para assumir um lugar de destqeu no cenário nacional.

“Estamos muito satisfeitos com a etapa paraense do CBSurf Tour. Isso tudo que estamos assistindo é o resultados de um grande trabalho que vem sendo feito a partir da intervenção da Assembleia Legislativa do Pará e da Fundação Cultural do Estado do Pará que abraçaram o surf e estão dando todo o apoio necessário para que o surf cresça e se desenvolva em nosso estado”, declarou Noélio, Presidente da FEPASURF.

Resultados finais da etapa

Open Masculino – Líder Paulo Enrique (RN) 1800
1 Emanuel de Sousa (RN) 17,25 (9,25/8,0)
2 Paulo Enrique (RN) 15,20 pts
3 Tiago Silva (PE) 14,00
4 Keison Barbosa (CE) 12,65

Feminino Open – Líder Luara Thompson (RJ) 1810
1 Letícia Cavalcanti CE 8,90
2 Dayse Costa (PA) 4,00
3 Luara Thompson (RJ) 3,45
4 Ramayana Silveira (PE) 3,25

Júnior – Líder Jonas Marretinha (PB) 1466 pontos
1 Arthur Alves (RN) 12,10 (6,2 +5,9)
2 Raul Bormann (RN) 11,00
3 Jonas Pereira Marretinha (PB) 10,20
4 Leonardo Berbet (RN) 7,10

Feminino Sub 18 – Líder Dayse Costa (PA) 1900
1 Letícia Cavalcanti (CE) 10,35 pontos
2 Dayse Costa (PA) 8,30
3 Karol Ribeiro (RJ) 3,90
4 Luara Thompson (RJ) 3,45

Sub 16 – Líder Cauan Nunes (PE) 1900 Pontos
1 Cauã Nunes (PE) 10.30 pontos
2 Leonardo Berbet (RN) 8,25
3 Lucas Bezerra (CE) 6,45 pts
4 Felipe Alves (PB) 5,20

Sub 14 – Líder Yuri Barros (PB) 1900 pontos
1 Lucas Bezerra (CE) 14,75 pontos (8,0+ 6,75)
2 Yuri Barros (PB) 8,85
3 Herbert Ribeiro (CE) 8,20
4 Bruno Marroche (BA) 5,10

Resultado por seleções na etapa paranse

Seleções

1 Ceará 5866 pontos
2 Pernambuco 5226 pts
3 Rio Grande do Norte 4361 pts
4 Pará 4308 pts