A Tribuna Colegial

Domínio local

0

O domínio foi total. “Em casa”, os surfistas do Guarujá comemoraram todos os títulos em disputa no 20º A Tribuna de Surf Colegial, encerrado no último domingo, 28 de junho, na praia do Tombo. Foram cinco campeões individuais e ainda a conquista por escolas. A histórica edição, apresentada por AntiQueda e com patrocínio da Prefeitura de Guarujá, reuniu 168 atletas, competindo em boas ondas de até 1,5 metros.

Pelo 13º ano, o Adélia Camargo Corrêa, colégio que mais investe em bolsas de estudos em surfistas, venceu “por goleada”, com 5.050 pontos. A equipe, coordenada pelo técnico André Luiz Sant’Anna teve 14 competidores e faturou três vitórias individuais, com Louisie Frumento, na feminina, Eduardo Motta, na iniciante, e Ihgor Sant’Anna, na mirim. O Don Domênico, que também leva a sério o apoio ao surf, manteve o segundo lugar, com 3.599 pontos.

De quebra, a melhor escola pública foi a EE Raquel de Castro Ferreira, sobretudo pela vitória do aluno Guilherme Silva, na categoria júnior, sendo o grande nome do evento. O bicampeão mirim nos dois anos anteriores, Vitor Mendes, foi outro destaque, agora faturando o Desafio Tri FM/AntiQueda Universitário, pela Unisanta.

Foi justamente a disputa entre alunos que cursam faculdades que abriu as finais. A categoria foi criada há três anos para dar sequência ao trabalho desenvolvido no colegial, onde muitos atletas garantem bolsas para estudar pelo desempenho no surf. Vitor, que ainda tem idade para disputar a categoria júnior, mas está adiantado nos estudos, estreou muito bem na nova categoria. Garantiu um 7,5 e um 6,33, que já eram suficientes para faturar o título.

O bicampeão da categoria, Magno Pacheco, do Don Domênico, chegou perto, com 6,5 e 6,27, mas o dia era de Vitor, que ainda ampliou a vantagem com um 7,07. Bruno Nascimento, também do Don Domênico, foi outro atleta surfando muito bem no domingo, e terminou em terceiro.

“Enfrentei muitos atletas fortes, mais velhos, experientes e até profissionais. Apostei nos aéreos e, graças a Deus, voltei de dois e garanti as boas notas. Muito bom vencer em casa e no início dessa nova fase de estudos”, disse o atleta de 17 anos, aluno de Administração.

Depois, foi a vez das decisões colegiais, com o Adélia comemorando três vitórias seguidas. Louisie, que treina diariamente no Tombo, não deu chances às rivais, com um 5,17 e um 5,77. Campeã no ano passado, Açuçena Vaz, da a EE Dionísia Bueno Velloso, de Ubatuba, ficou em segundo.

O Adélia ainda garantiu o terceiro e quinto lugares, com Marina Leone Melissa Policarpo, respectivamente. Isadora Parra, da Escola Aristóteles Ferreira, de Santos, foi a quarta e a irmã mais velha da vencedora, Stephanie, competindo pelo Don Domênico, também fez final, em sexto lugar. “Estou muito feliz. É a primeira vez que ganho no A Tribuna. Foi uma final bem disputada e tinha a Açucena. Sabia que ela seria a mais complicada, mas consegui surfar muito bem”, vibrou a surfista de apenas 14 anos.

Na iniciante, Eduardo Motta também não teve dificuldades, vencendo com notas 6 e 7,07, com as duas melhores notas da bateria. Vinicius Parra, do Liceu Santista, de Santos, ficou em segundo, com Mateus Lima, da EM Bernardino de Souza Pereira, de Itanhaém, em terceiro, Caio Machado, do Don Domênico, em quarto, e Gustavo Giovanardi, da EM Vila Tupy, de Praia Grande, em quinto, todos rivais no Circuito Paulista.

“Procurei escolher as melhores ondas para ficar mais tranquilo e garanti boas atuações. Foi meu primeiro título no A Tribuna, um campeonato muito importante, de tradição”, comentou o atleta de 13 anos, que já tem no currículo três títulos paulistas. Ainda na final, Samuel Alves, da EM Vereador Ary Souza, de Guarujá, completou o pódio e foi eleito a revelação da categoria.

Na mirim, foram cinco atletas de Guarujá na final e Ihgor Sant’Anna surpreendeu os favoritos para festejar a sua primeira vitória no surf. Ele já vinha surfando bem desde sábado e venceu com 5,33 e 6,73, deixando Alax Soares, da EE N. Sra. dos Navegantes em segundo. Giovani Pontes, do Adélia, dono da melhor atuação no primeiro dia de disputas, até conseguiu um 6,57, mas ficou faltando uma segunda boa nota, e terminou em terceiro.

Brian Porto, da EE Silvia Jorge Pollastrini, de Itanhaém, foi o quarto, seguido de Lucas Oliveira, mais um talento do Adélia, e Matheus Araújo, da EE Prof. Renê Rodrigues Moraes. “Foi minha primeira vitória. Treino aqui no Tombo sempre e estava confiante”, disse o atleta de 16 anos, acompanhado pelo pai e treinador, André Luiz Sant’Anna.

A última final do dia também reservou a melhor atuação de todo o evento. Guilherme Silva teve uma performance quase perfeita diante de cinco rivais que também se destacam no Circuito Paulista. Ele somou 17,14 pontos de 20 possíveis, com notas 8,27 e 8,87, e se deu ao luxo de descartar um 7,30.

Renan Pulga, da EE Walkir Vergani, de São Sebastião, tentou buscar o resultado, garantiu duas boas notas – 7,10 e 7,83, encostou no placar, mas não foi suficiente para ameaçar a grande vitória de Guilherme. Herbert Moreno, do Adélia, ficou em terceiro, seguido de Leonardo Guimarães, do Don Domênico, Gabriel Medeiros, do Dominique (Ubatuba) e Pedro Nogueira, mais um destaque do Don Domênico.

“Não esperava uma atuação tão boa assim”, confessou o campeão, que no sábado já tinha demonstrado total afinidade com as ondas, com outra bela atuação no segundo round. “Mas graças a Deus foi tudo perfeito. Estou feliz demais. Entrei calmo na final e achei boas ondas. Agora, é pensar no Paulista e também vou disputar o Pro Júnior e quero garantir bons resultados como aqui”, vibrou o surfista de 18 anos.

Nesta segunda-feira, em coquetel para convidados, no Restaurante Okumura, em Santos, o 20ª A Tribuna de Surf Colegial comemora o sucesso da longevidade do campeonato. Na ocasião, estarão os campeões desta edição histórica e o diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, idealizador do evento, comandará a homenagem a três personalidades que colaboraram para o crescimento do surf: Adriano de Souza, hoje líder do WCT e que garantiu sua primeira vitória justamente no A Tribuna; o fotógrafo Sebastian Rojas, com mais de 30 anos dedicados à modalidade; e Romeu Andreatta, um entusiasta do surf, fundador da Revista Fluir e hoje Publisher da Revista Alma Surf.

Os resultados completos do 20º A Tribuna de Surf Colegial podem ser conferidos no link http://triesportes.com.br/ao-vivo.html

RESULTADOS FINAIS DO 20º A TRIBUNA DE SURF COLEGIAL: 

ESCOLAS

1 Adélia Camargo Corrêa (Guarujá) – 5.050
2 Don Domênico (Guarujá) – 3.599
Melhor escola pública – EE Raquel de Castro Ferreira (Guarujá) – 1.122 

JÚNIOR

1 Guilherme Silva – EE Raquel de Castro Ferreira (Guarujá)
2 Renan Pulga – EE Walkir Vergani (São Sebastião)
3 Herbert Moreno – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
4 Leonardo Guimarães – Don Domênico (Guarujá)
5 Gabriel Medeiros – Colégio Dominique (Ubatuba)
6 Pedro Nogueira – Don Domênico (Guarujá)
Revelação – Vitor Lima – EE Raquel de Castro Ferreira (Guarujá) 

MIRIM

1 Ihgor Sant’Anna – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
2 Alax Soares – EE N. Sra. dos Navegantes (Guarujá)
3 Giovani Pontes – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
4 Brian Porto – EE Silvia Jorge Pollastrini (Itanhaém)
5 Lucas Oliveira – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
6 Matheus Araújo – EE Prof. Renê Rodrigues Moraes (Guarujá)
Revelação – Murilo Jordão – Colégio Evolução (Itanhaém) 

INICIANTE

1 Eduardo Motta – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
2 Vinicius Parra – Liceu Santista (Santos)
3 Mateus Lima – EM Bernardino de Souza Pereira (Itanhaém)
4 Caio Machado – Don Domênico (Guarujá)
5 Gustavo Giovanardi – EM Vila Tupy (Praia Grande)
6 Samuel Alves – EM Vereador Ary Souza (Guarujá)
Revelação – Samuel Alves – EM Vereador Ary Souza (Guarujá) 

FEMININO

1 Louisie Frumento – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
2 Açucena Vaz – EE Dionísia Bueno Velloso (Ubatuba)
3 Marina Leone – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
4 Isadora Parra – ET Aristóteles Ferreira (Santos)
5 Melissa Policarpo – Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
6 Stephanie Frumento – Don Domênico (Guarujá)
Revelação – Juliana Dutra – EE Prof. Walter Sheppis (Guarujá) 

DESAFIO TRI FM/ANTIQUEDA UNIVERSITÁRIO

1 Vitor Mendes – Unisanta
2 Magno Pacheco – Don Domênico
3 Bruno Nascimento – Don Domênico
4 Luan Rosa – Unisanta
5 Matheus Dutra – Unisanta
6 Gabriel Martins – Unimonte