Brasil Surf Pro

Drop pela floresta

0

 

Crianças das escolas de Ubatuba participam de ação socioambiental em Itamambuca. Foto: Fábio Minduim / Brasil1.

Plataforma sustentável tem objetivo de educar a sociedade sobre a defesa do meio ambiente. Foto: Fábio Minduim / Brasil1.

Principal patrocinadora do Brasil Surf Pro 2011, a Petrobras promove ampla plataforma sustentável durante os eventos do circuito. Batizado de Petrobras Surf Pelas Florestas, o projeto tem objetivo de informar, educar e engajar a sociedade no movimento de preservação do meio ambiente.

 

Espaços de integração socioambiental, palestras, visitas de escolas com equipe pedagógica, mutirões de plantio de mudas, de limpeza de praias e rios, carboneutralização de todas as emissões de CO2 do circuito e o título de Surfista Verde fazem parte das ações que compõe a iniciativa.

 

“Via Programa Petrobras Ambiental, a empresa investe em projetos de preservação de rios, florestas e da biodiversidade marinha. Integrar assuntos tão importantes no maior campeonato de surf do país é uma excelente oportunidade para unir esforços”, explica Rosane Aguiar, gerente de Programas Ambientais da Petrobras.

 

Ubatuba Sustentável A largada do programa ambiental da terceira etapa Brasil Surf Pro aconteceu na última quarta-feira com a realização de atividades pedagógicas nas escolas da comunidade e a celebração do Dia da Árvore em Itamambuca, Ubatuba (SP).

 

Na última quinta e sexta-feira, as crianças fizeram uma visita ao campeonato, onde conheceram um pouco sobre as florestas brasileiras e os projetos parceiros. Neste sábado, a galera participou de uma expedição ao rio Itamambuca, houve plantio de árvores e distribuição de mudas da Mata Atlântica. 

 

Em um espaço exclusivo, ao lado do palanque do evento, o público pode conferir a exposição Ubatuba Sustentável. Os painéis apresentam projetos patrocinados pela Petrobras em andamento na cidade, entre eles o Tamar. 

 

“Quando estou na bateria, lembro do projeto Surfista Verde e isso me dá um gás extra para quebrar e fazer o high score”, afirma Wiggolly Dantas, local de Itamambuca e convidado da organização. 

 

“Com a maior cobertura florestal do país e uma comunidade ambiental engajada, o município mostrou os melhores resultados de continuidade das iniciativas da etapa de 2010”, informa Glenn Suba, gerente de sustentabilidade do Brasil Surf Pro. 

 

Surfista Verde Cada onda surfada por um atleta do circuito que receber nota igual ou acima de 8.00, garante o plantio de cinco árvores em áreas de Mata Atlântica. Cada nota 10, gera 50 plantios. Até o momento, segundo a assessoria de imprensa do evento, os tops fizeram sua parte e exatamente 200 mudas serão plantadas.

 

Carboneutralização Todas as emissões de CO2 do circuito e de seus participantes serão calculados e neutralizados no final do ano com um número correspondente de árvores no corredor ecológico Tinguá-Bocaina no Rio de Janeiro. O plantio faz parte de um projeto que contempla três anos de manutenção, com a intenção de assegurar o crescimento das mudas.