Duda abre oficialmente a temporada 2005/2006. Rocky point, Hawaii. Foto: Duda fotos. |
Surfistas ou bodyboarders são uma raça única. Somos privilegiados! Podemos usar o que a natureza nos dá e fazer a cabeça. Seja tubo, aéreo ou mesmo cortando a onda.
A temporada 2005/2006 começou de forma espetacular. Foram mais de 10 dias com altas ondas, sem crowd e muitas vezes só os amigos na água. Um dos melhores começos de temporada que já vi.
Geralmente, no começo da temporada, os picos que quebram são: Rocky point, Velzyland, Sunset, Haleiwa, Jocko’s e Left Over. Pipeline, Backdoor e OTW demoram um pouco mais, pois sempre fica muita areia no fundo e é preciso um big swell para limpar.
Para a felicidade de poucos, na semana passada rolou um Pipe nada mal. Rolaram também alguns mares em Off the wall que já fizeram a cabeça da galera.
Outro dia acordei às cinco horas da manhã, tomei café e fui com minha esposa para Backdoor. Foi a primeira vez que ela foi comigo na madruga. Acho que estava curiosa para ver
como é o crowd matinal.
Pipeline, North Shore, Oahu. Foto: Lemosimage.com/arquivo. |
Estacionei o carro e andei um pouco até a entrada. Pude ver uma direita perfeita, quebrando sozinha no Backdoor. Não foi novidade para mim, mas minha esposa não acreditou que eu iria surfar sozinho.
Fiquei entre Backdoor e OTW por quase uma hora, escolhendo as ondas que queria pegar. A fotógrafa na areia (minha esposa) tinha dificuldade para fotografar. Não havia luz suficiente para a câmera focalizar direito.
Muitos que lêem o que escrevo, têm sonho de conhecer ou mesmo morar na ilha mais surf do mundo. Um aviso: o crowd é intenso entre novembro e fevereiro. Intenso mesmo! Não é lugar para brincar, você pode se machucar feio aqui.
Mas acordar cedo, chegar na praia, ver altas ondas rolando e você sozinho no mar. Isso vale muito a pena. Nessa temporada acredito que haverá uma invasão brasileira aqui. Galera, sejam bem vindos! Agora os conselhos: tenham paciência, procurem passar desapercebidos e não falem alto no mar.
Essas dicas são muito importantes para uma estadia perfeita, pacífica e sadia. Afinal, vocês querem voltar para o Brasil com a cabeça feita, e não “refeita”.
A temporada começou com boas ondas e também com um cara esfaqueado em Rocky Point. Isso deve transformar um pouco a história do localismo havaiano. Entramos na era gladiator. Teremos surfistas com facas no outside. Alguém duvida? Eu não, afinal, nem preso o agressor foi.
O tempo dirá, algo deve ser feito, ou o Hawaii vai virar uma selva. Sei que as ondas continuam bombando por aqui e a previsão é das melhores. Bem vindos a temporada 2005/2006.