O inovador Oi Desafio de Surf Brasil x EUA vai confrontar duas das mais importantes gerações do surfe nacional e mundial. De 7 a 9 de novembro, na praia de Maresias, São Sebastião (SP), a equipe brasileira, formada por Fábio Gouveia, Adriano Mineirinho, Bruno Santos, Marcelo Trekinho e Danylo Grillo recebe os norte-americanos Tom Curren, Clay Marzo, Jamie O?Brien, Cory Lopez e Shane Beschen para um confronto totalmente inédito no país, que vai distribuir nada menos que US$ 80 mil.
Ao invés de entrar na água contra adversários em confronto direto, os atletas vão surfar ao lado dos companheiros de equipe, um time de cada vez, comandados por uma dupla de técnicos, um na água e outro na areia (Pedro Muller e Peterson Rosa pelo Brasil, e Kyle Knox e CT Taylor pelos EUA).
Com surfistas experientes (Fábio e Tom), especialistas em tubos e aéreos (Bruno, Marcelo e Danylo, e Jamie, Cory e Shane), e jovens expoentes do surfe moderno e radical participando (Adriano e Clay), cada integrante terá adversários à altura do outro lado do jogo, uma garantia de equilíbrio e disputa acirrada.
?Será um evento realmente competitivo. O Brasil está com um time que parece ser muito forte!? diz a lenda viva Tom Curren, 44 anos, tricampeão mundial de surfe, que encontra em Fábio Gouveia, o ?mestre do estilo? brasileiro, seu grande rival.
A disputa acontece numa melhor de três games, na qual a equipe que vencer dois será a vitoriosa. Um game é formado por três períodos de 12 minutos, totalizando 36 minutos para cada time (por jogo).
?É sempre uma honra ser reconhecido e comparado ao Tom. Estou bem empolgado com o convite e o formato da competição. Fiz novas pranchas e não vejo a hora de chegar o dia de estarmos na água?, diz Fabinho.
Em cada período de 12 minutos (as equipes se revezam), quatro surfistas entram na água e a melhor onda de cada um entra para a soma do time, sendo 40 o máximo de pontos possíveis por período (120 pontos por Game). Ganha a que fizer mais pontos.
Os técnicos têm direito a cinco pedidos de tempo (dois minutos de duração) por Game, para substituições, instruções ou trocas de posicionamento na água, por exemplo.
No sábado, dia 8/11, acontecerão os treinos livres e o primeiro Game. E no domingo, 9/11, com transmissão ao vivo pela TV, os jogos decisivos.
Criado pelo americano Brad Gerlach, que depois de competir durante muitos anos no circuito mundial e chegar a ser o segundo melhor do mundo, achou que precisava criar um novo tipo de disputa, que não fosse tão desgastante para os competidores e mais interessante para público da praia e da TV. Ele também queria aproximar mais os surfistas dos fãs e tornar os eventos não só simples competições, mas uma forma de reunir amigos que têm em comum o mesmo life style.
Patrocínio OI
Apoio OI FM, Nixon, DVS, Waves e Fluir
Realização Prefeitura Municipal de São Sebastião, Abrasp, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Associação de surf de Maresias
Chancela NSL / The Game
Organização Maxsports