Raoni Monteiro é um dos destaques da competição. Foto: Rosenval Rolins. |
Com a premiação máxima do Super Trials (R$ 35 mil) e 2 mil pontos para o campeão no ranking de acesso ao SuperSurf, a divisão de elite do esporte no país, o Rip Curl Rio Pro acontecerá em frente ao número 4.200 da Av. Sernambetiba e conta com a presença de alguns dos melhores atletas do Brasil.
Além de fundamental na briga pelas 28 vagas no SuperSurf do ano que vem, a etapa decide o Circuito Estadual. O Rip Curl Rio Pro tem o patrocínio da Prefeitura do Rio e da Rip Curl.
Nesta quinta-feira a maior atração é o duelo da nova geração contra surfistas mais experientes, pois os líderes do ranking são pré-classificados e assistem de camarote à briga nas primeiras fases.
As ondas estão excelentes e a expectativa é por uma disputa de alto nível logo nas baterias iniciais, pois estarão na água surfistas como Rodrigo Dornelles, gaúcho que defendeu o Brasil no World Championschip Tour (WCT), a primeira divisão mundial, e Danilo Grillo, uma das estrelas do filme Surf Adventures, além da garotada que vem abrindo caminho com suas manobras modernas e radicais.
Entre eles, o baiano Dennis Thiara, Jean da Silva, campeão brasileiro amador na categoria open e Matheus Vargas, filho de Valdir Vargas, um dos principais nomes da história do surfe brasileiro, e Yan Guimarães, de apenas 12 anos e já apontado como revelação do surfe nacional.
A partir de sábado os surfistas que estão na briga pelo título estadual e pelas vagas na elite do surfe brasileiro entram na água. Acima destas disputas está Raoni Monteiro. O surfista de Saquarema garantiu há duas semanas a entrada no WCT de 2004 e diz que vai entrar na água sem pressão, surfar por prazer e promete um show de radicalidade. Porém, ele prefere tirar o favoritismo de suas costas.
?O Rip Curl terá um excelente nível técnico e todos têm chances de ganhar. Todos são favoritos?, disse Raoni.
Já o atual campeão brasileiro, Léo Neves, que também mora em Saquarema, destaca a importância da realização de um evento do porte do Rip Curl Rio Pro na cidade.
?É impressionante uma cidade como o Rio, com tanta tradição no surfe, ter perdido o WCT e o SuperSurf. Um campeonato como o Rip Curl é fundamental para atrair outros eventos. O Rio é como algumas cidades australianas, com muitos surfistas. Esse clima e as boas ondas fazem com que todos gostem de competir aqui?.
Caçula do campeonato, Yan Guimarães, sabe que terá muitas dificuldades, mas participar de uma etapa 3 A já o deixa muito feliz.
?Será maravilhoso dividir o mar com meus ídolos, que hoje já me tratam como um amigo. As ondas estão ótimas e o campeonato tem tudo para ser um show?.
O Rip Curl Rio Pro também será um show fora da água. Nesta quinta-feira acontece a festa oficial da competição, na Nuth. A festa será animada pela banda Mundi, além de quatro DJs e será feita uma homenagem a Raoni e exibido um vídeo especial sobre o mais novo integrante do time brazuca no WCT.
Ranking circuito Super Trials após sete etapas
1 Renato Galvão SP ? 4340
2 Tadeu Pereira SP – 4080
3 Flavio Costa BA – 4000
4 Raphael Becker SC – 3915
5 Odirlei Coutinho SP – 3820
6 Cristiano Guimarães SP – 3800
7 Gilmar Silva SP – 3315
8 Adriano de Souza SP – 3290
9 Maicon Rosa PR – 3115
10 Heitor Alves CE – 3040
11 Bruno Moreira SP – 3020
12 Anselmo Correia RJ – 2780
13 Jair de Oliveira SP – 2740
14 Leandro Moulin ES – 2698
15 Christiano Spirro BA – 2655