A terceira e última etapa do Hot Water de Surf 2009 acontece nesta quarta-feira (9/12) no Quebra-Mar, Santos (SP).
Filhos de dois ícones do surf, Leco Salazar e Alexandre Wolthers são protagonistas de um grande duelo na categoria Longboard.
Os dois atletas estão empatados na liderança do ranking e querem coroar uma temporada de conquistas, já que as duas famílias garantiram títulos nacionais este ano.
Leco, herdeiro de Picuruta Salazar, sagrou-se campeão nacional de stand up, modalidade que é a novidade no Hot Water. Ele também luta pelo bicampeonato santista de longboard.
Seu pai, sem dúvida o maior nome da história da modalidade, comemorou o emblemático décimo título brasileiro profissional de longboard neste ano.
Já Alexandre é filho de Jhon Wolthers e garantiu em Santos o título brasileiro adulto amador nos pranchões, enquanto que o pai, um dos pioneiros no país, foi o melhor na Super Master.
“Sem dúvida, vai ser muito equilibrado e disputado. Se tiver onda, vamos para cima”, diz Alexandre, que tem como curiosidade ser campeão dinamarquês de surf.
“No Quebra-Mar me sinto na obrigação de fazer bonito e quero muito fechar o ano com mais este título”, afirma Leco, que também aparece como favorito na stand-up, onde venceu as duas etapas.
Além disso, Matheus, o caçula de Picuruta, se destaca nas pranchinhas. Está perto do bicampeonato na Mirim (sub-16) e ainda tem chances na Júnior (sub-18).
“Foi um ano sensacional, histórico para mim e quero acompanhar de perto os meus filhos. O Leco está muito bem encaminhado na Longboard e é um dos melhores na Stand up. Nos pranchões terá um rival forte, mas estou confiante”, diz Picuruta, que comanda uma escola de surf no mesmo Quebra-Mar, com o auxílio de Leco nas aulas.
Inscrições A terceira e última etapa do ranking, que define os campeões santistas de 2009, foi confirmada em função da chegada de um swell, uma vez que o campeonato é realizado com período de espera pelas melhores condições de mar.
A competição, com o patrocínio da Rip Curl, começa às 8 horas e as baterias finais são realizadas a partir das 14:30 horas. Também estão em ação as categorias Master (35 anos em diante), Iniciantes (sub-14) e Feminina.
Quem não está inscrito, pode tentar garantir participação diretamente no palanque nas categorias que ainda tenham vagas. A taxa é de R$ 40 para não-filiados à Associação Santos de Surf e R$ 30 aos sócios.