Duelo pela ponta

0

De volta à elite mundial, Neco Padaratz é uma das estrelas do Costão Pro. Foto arquivo: ASP / Covered Images.

A partir desta terça-feira começa o o Mormaii Costão Pro, primeiro WQS seis estrelas do ano no Costão do Santinho, Florianópolis (SC).

 

A prova distribui US$ 125 mil e 2,5 mil pontos no ranking mundial. No total, 192 surfistas de 17 países brigam pela vitória que vale a liderança do circuito.

 

O Brasil tem 86 representantes na lista de inscritos com maioria de competidores estrangeiros. 

 

Considerado o ?melhor resort de praia do Brasil?, o Costão entrou no calendário  no ano passado.

 

A prova também marca a estréia da Mormaii como patrocinadora de uma etapa do WQS no Brasil, pois a única que a marca catarinense apoiou foi no Chile.

 

?É um orgulho voltar a participar do circuito mundial, ainda mais com uma parceria tão charmosa como a do Costão do Santinho e com o governo estadual?, diz Gerson Perrenoud, diretor de marketing da Mormaii.

 

A expectativa é para a participação do principal atleta da equipe Mormaii, o catarinense Neco Padaratz, recordista de títulos em etapas do WQS realizadas em Santa Catarina.

 

Ele venceu duas provas na praia da Joaquina em 1995 e 1998 e uma na praia Mole em 1999. O único que pode igualar este feito é o franco-brasileiro Patrick Beven, campeão da etapa do Costão do Santinho no ano passado e de uma na Mole em 2003. Mas, toda a torcida catarinense é para o ídolo local Neco Padaratz.

 

?Certamente teremos grandes desafios na Praia do Santinho, pois as previsões indicam uma semana de boas ondas para o campeonato, importantíssimo para começar o ano com o pé direito, pois o campeão larga na frente do ranking WQS?, destaca Xandi Fontes, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).

 

Só no ano passado o norte da Ilha de Santa Catarina estreou no mundial com o seis estrelas promovido pelo Costão do Santinho Resort & Spa.

 

Entre as novidades do Brasil neste ano na elite, estão Rodrigo Dornelles, o catarinense Neco Padaratz, o pernambucano Bernardo Pigmeu e o carioca Leonardo Neves.

 

O paulista Adriano de Souza, o cabofriense Victor Ribas e o carioca Raoni Monteiro foram os três únicos da ?seleção brasileira? de 2006 que permaneceram.

 

Dos sete, apenas dois não competem no Mormaii Costão Pro, pois Raoni recupera-se de contusão e Adriano de Souza já está na Austrália treinando para a abertura do WCT 2007 na Gold Coast. 

 

O evento é uma realização da MG2 Projetos com organização da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) com patrocínio da Mormaii, do Costão do Santinho Resort & Spa e do Governo do Estado de Santa Catarina, também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Univali, divulgação oficial da Revista Fluir e Atlântida FM.