Duelos esquentam Futuro

0

Potiguar Alcione Silva briga por um bom resultado no Ceará. Foto arquivo: Nilton Santos / Divulgação.

Grande nomes do surf nacional entram na água neste sábado para a disputa da primeira etapa do circuito Petrobras, que acontece na praia do Futuro, Fortaleza (CE).

 

A competição teve início nesta sexta-feira, com a disputa da triagem. Surfistas amadoras e locais disputaram baterias classificatórias para o evento principal. 

 

Quatro cearenses garantiram vaga: Nayara Silva, vencedora da primeira etapa do circuito Nordestino 2007; Stefany Freitas, atual campeã cearense, Andréa Rodrigues e Roberta Campos.

 

Mesmo sem competir, diversas profissionais estiveram presentes no primeiro dia provas. Tita Tavares, Andréa Lopes, Brigitte Mayer e Alcione Silva foram algumas das profissionais a conferir a triagem. Todas se mostram otimistas em terem uma boa performance nas ondas cearenses.

 

A cearense Tita Tavares, do Titanzinho, praia vizinha a do Futuro, não esconde que seu objetivo é conquistar o degrau mais alto do pódio, repetindo o resultado obtido na primeira etapa do circuito brasileiro realizada semana passada, na praia de Garopaba (SC).

 

?Conheço muito bem as ondas daqui, estou no melhor da minha forma e ainda vou contar com o apoio da torcida. Não tenho que pensar em outra coisa, senão na vitória?, disse a surfista, que está de malas prontas para mudar para o Rio de Janeiro.

 

A carioca Andréa Lopes, tetracampeã brasileira, que desembarcou em Fortaleza no início da tarde de ontem, disse acreditar em um triunfo em Fortaleza, de onde saiu vitoriosa na última vez que competiu em ondas cearenses, no campeonato brasileiro Amador de 1993, na praia do Icaraí. Contudo, prefere não criar expectativas.

 

?Não gosto de pensar, pois, se ganhar, fico eufórica demais; se perder, a frustração é maior. Prefiro ficar no equilíbrio?, ponderou.

 

Neste sábado, o evento tem início às 8 horas, com a realização da primeira fase da categoria Profissional, já com a participação das estrelas do surf brasileiro.

 

Depois, entram na água as disputas do Longboard e as meninas da Open. Às 13 horas, está programado um desfile de moda, que retratará a história da moda surf feminino. No final da tarde, às 17 horas, será a vez da banda WWW animar o público que deve lotar a barraca Marinho’s, na praia do Futuro, local das disputas.

 

Muitas crianças, de escolas públicas de Fortaleza, tiveram o primeiro contato com o surf ontem. A convite dos organizadores do circuito, elas puderam assistir de perto as manobras das atletas no mar, ter contato com pranchas de surfe e ainda ganharam lanche e outros brindes.

 

?Essa é mais uma prova da preocupação que temos, não só com a competição em si, mas também com questões sócio-culturais?, afirmou Laila Werneck, organizadora do evento.