As oitavas-de-final do Chilean Arica Challenge, quinta etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, foram encerradas nesta sexta-feira (8/8) em ondas cascudas de até 3,5 metros em Arica, Chile.
Dos cinco brasileiros que estavam na disputa, somente Guilherme Tâmega e Magno Oliveira conseguiram vencer suas baterias para garantirem suas vagas nas quartas-de-final.
Atual líder do ranking mundial, o baiano Uri Valadão foi derrotado pelo havaiano Jeff Hubbard na primeira bateria do dia e se despediu do evento na nona posição.
?As condições estão muito complicadas lá dentro, peguei uma onda boa (8.50), mas não tive tempo de virar a bateria?, diz Uri.
O brasileiro Francirley Ferreira perdeu para o francês Pierre Costes por poucos pontos e também foi eliminado. Francirley precisava de 5.00,
mas a onda não veio para o azar do atleta do Rio de Janeiro.
Paulo Barcellos sofreu a última derrota brasileira no dia. O atleta vinha liderando sua bateria de ponta a ponta contra o australiano Dave Winchester, mas faltando 30 segundos para o término da bateria, Dave pegou uma direita, executou um rolo e virou o duelo.
Magno Oliveira foi o primeiro atleta do esquadrão verde-amarelo a avançar. O atleta apenas administrou o resultado contra o local Jorge Lecaros.
A especialidade de Jorge são os tubos para esquerda, mas com a subida do mar as direitas predominaram durante toda a fase e Magno, com manobras fortes e sólidas, assegurou sua vaga na próxima fase.
A segunda vaga brasileira nas quartas-de-final ficou com Guilherme Tâmega. Ele achou boas ondas para bater o aussie Brad Hughes e confirmar sua presença entre os oito melhores. Agora, Tâmega enfrenta Maguinho na única disputa brazuca da próxima fase.
Em uma das baterias mais disputadas do dia, Mike Stewart perdeu para o australiano Mitch Rawlins, um dos mais radicais até o momento. Mike optou pelos tubos e Mitch pelos aéreos.
O campeonato termina neste sábado (9/8) com a realização das quartas-de-final, semifinais e final. A previsão é para às 9 horas (horário de Brasília).
O Chilean Arica Challenge é valido como quinat etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding e distribuiu um total de $15.000 dólares e 1500 pontos no ranking mundial. (Colaborou Danilo Caboclo)
Quartas-de-final
1 Richard Dias (Can) x Jeff Hubbard (Haw)
2 Pierre Louis Costes (Fra) x Yeray Martinez (Can)
3 Mitch Rawlins (Aus) x Dave Winchester (Aus)
4 Magno Oliveira (Bra) x Guilherme Tâmega (Bra)