Os catarinenses Luis Villar e Eder Luciano treinam há quase um mês no Hawaii para a abertura do IBA World Tour 2010, que acontece em Pipeline entre os dias 16 e 26 de fevereiro.
A premiação total é de US$ 25 mil e o campeão soma mais 2.000 pontos no ranking mundial, já que o campeonato é um dos cinco eventos Grand Slam da temporada.
Em sua oitava temporada havaiana, Luis Villar não esconde a emoção de surfar em Pipeline. “Estamos direto em Pipeline ou Rocky Point. É acordar cedo, ainda escuro e correr para ver se está rolando Pipe. Senão o negocio é pegar Rocky Point, dar uma corrida, inventar algo para manter a forma”, conta Luis.
Ao contrário de Villar, Eder Luciano está em sua primeira temporada no Hawaii. Destaque do Circuito Mundial do ano passado, Eder surpreendeu e ficou entre os top 8 do ranking, com quatro pódios e duas vitórias.
Esta posição favoreceu o bodyboarder de Itapema, que nesta temporada entra nas etapas como top 16. Eder está no Hawaii na mesma casa que os capixabas, reforçando a linha de frente brasileira em Pipe.
Os outros brazucas no evento são Guilherme Tâmega, Uri Valadão, Paulo Barcellos, Lucas Nogueira, Magno Oliveira, Rino de Souza, Wanderson Araujo, Hellinton Loureiro e Leonardo Kale.
Além do Hawaii, o Circuito Mundial terá outras quatro etapas Grand Slam: Portugal, Chile, Ilhas Canárias e Brasil, na etapa da Bahia. E o Brasil recebe outras duas etapas do Tour, uma em Búzios (RJ) e a outra em Itajaí (SC).
Luis Villar é patrocinado pela Z-Point Bodyboards e General Lyy, além da Acambody (Associação de Bodyboarding de Balneário Camboriú). Já Eder Luciano tem patrocínio da B2BR roupas, pranchas e acessórios e Oahu Surf Shop.