Nos últimos dias um vídeo de encontro entre um remador de SUP e um animal marinho tem bombado na net e levantado debates acalorados. Estamos acostumados a ver imagens de remadas ao lado de tubarões, baleias, tartarugas, arraias e gofinhos, mas esse provavelmente ficará com o título de mais bizarro entre todos.
O sul-africano de 39 anos James Taylor estava remando em Merkbosstrand, na África do Sul, com sua esposa, Christina, quando avistou uma lula gigante, aparentemente machucada nadando logo abaixo da superfície. Eles se aproximaram do animal e Taylor jogou uma corda de resgate em uma tentativa de rebocar a enorme criatura do mar para a costa. No entanto, ao fazer isso, sua prancha foi envolvida pelos tentáculos enormes do animal, nos remetendo a uma cena de filmes de terror “B”.
Em sua página no Instagram, onde James postou o vídeo pela primeira vez, o remador fez a seguinte legenda para o vídeo: “Localizamos uma lula gigante machucada logo após a linha da arrebentação e tentamos trazê-la até a praia”.
Ele, no entanto, não revelou se conseguiu trazer o animal até a praia e nem porque tomou essa decisão. O vídeo bombou com mais de 50 mil visualizações até o momento e gerou muitas críticas pois, segundo os críticos, o procedimento adotado de tentar içar o animal foi incorreto e pode tê-lo ferido mais ainda; enquanto outros questionaram o motivo pelo qual ele iria trazer para a praia um animal que habita as profundezas do mar. Até o momento nenhum esclarecimento foi dado pelo remador.
* ATUALIZAÇÃO – 23/06 – 22H52:
O internauta Moisés Mafra localizou o vídeo completo do encontro e nos enviou (assista abaixo). Infelizmente o final não é feliz para a lula gigante.
Segundo apurado, James teria laçado o animal, que estava ferido, e o trouxe até a beira da praia onde supostamente haveria funcionário de um aquário para eftuar um resgate. No entanto, ao chegar na praia, constatou-se que a lula gigante estava por demais ferida e então foi morta.
Fica então a pergunta: não teria sido melhor deixar o animal morrer em paz no oceano?