Durante a Audiência Pública realizada na Prefeitura Municipal de Bertioga (SP), no último dia 7 de outubro, a ONG Ecosurfi entregou um abaixo assinado às autoridades que defende a criação da Unidade de Conservação (UC) do Parque Estadual das Restingas de Bertioga.
A intervenção aconteceu na plenária da Secretária Estadual do Meio Ambiente / Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas.
A sessão teve como propósito apresentar o projeto de criação da UC e ouvir as partes interessadas na implementação do Parque.
De um lado, o movimento ambientalista articulado pelo Coletivo da Sociedade Civil para a Defesa do Patrimônio Natural de Bertioga. Do outro, o setor privado a mando das empresas que têm amplo interesse na especulação imobiliária da região.
O abaixo assinado “lúdico” apresentado pela Ecosurfi foi construído a partir da participação de centenas de pessoas. Elas mandaram seu recado assinando uma tela com mais de 20 metros de comprimento.
Frases de efeito e desenhos foram expressos através das pessoas que se mobilizaram pela defesa do meio ambiente. A criação da UC deve, sobretudo, preservar a praia do Itaguaré e toda a sua extensão.
A área que a proposta abrange é um contínuo florestal com oito mil hectares caracterizado por conter trechos intactos de restinga.
O local está submetido, desde 30 de março deste ano, à “limitação administrativa provisória” (ação legal amparada na Lei Federal 9.985/2000, conhecida como Lei do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
A medida visa permitir o aprofundamento de estudos que indicam a necessidade de uma proteção especial aos ecossistemas existentes na região.