Bertioga

Ecosurfi preserva restingas

Audiência Pública reuniu centenas de pessoas pela preservação do meio ambiente de Bertioga (SP)

Audiência Pública reuniu centenas de pessoas pela preservação do meio ambiente de Bertioga (SP). Foto: Divulgação.

Durante a Audiência Pública realizada na Prefeitura Municipal de Bertioga (SP), no último dia 7 de outubro, a ONG Ecosurfi entregou um abaixo assinado às autoridades que defende a criação da Unidade de Conservação (UC) do Parque Estadual das Restingas de Bertioga.

 

A intervenção aconteceu na plenária da Secretária Estadual do Meio Ambiente / Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) e contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas. 

 

A sessão teve como propósito apresentar o projeto de criação da UC e ouvir as partes interessadas na implementação do Parque.

 

De um lado, o movimento ambientalista articulado pelo Coletivo da Sociedade Civil para a Defesa do Patrimônio Natural de Bertioga. Do outro, o setor privado a mando das empresas que têm amplo interesse na especulação imobiliária da região.

 

O abaixo assinado “lúdico” apresentado pela Ecosurfi foi construído a partir da participação de centenas de pessoas. Elas mandaram seu recado assinando uma tela com mais de 20 metros de comprimento. 

 

Frases de efeito e desenhos foram expressos através das pessoas que se mobilizaram pela defesa do meio ambiente. A criação da UC deve, sobretudo, preservar a praia do Itaguaré e toda a sua extensão.

 

A área que a proposta abrange é um contínuo florestal com oito mil hectares caracterizado por conter trechos intactos de restinga. 

 

O local está submetido, desde 30 de março deste ano, à “limitação administrativa provisória” (ação legal amparada na Lei Federal 9.985/2000, conhecida como Lei do SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação). 

 

A medida visa permitir o aprofundamento de estudos que indicam a necessidade de uma proteção especial aos ecossistemas existentes na região.

 

Exit mobile version