Sintra Portugal Pro

Eder Luciano fica em terceiro

Éder manobra forte para vencer o evento

Eder Luciano fica em terceiro lugar no Sintra Portugal Pro. Foto arquivo: Actionwaves.com.

O domingo coroou o havaiano Jeff Hubbard e a portuguesa Catarina Sousa como grandes campeões do Sintra Portugal Pro 2009, oitava etapa do circuito mundial de bodyboarding, disputada em Sintra, Portugal.

 

Jeff venceu o australiano Ryan Hardy na final, faturou 2000 pontos, levou para casa US$ 8 mil e de quebra assumiu a liderança do tour mundial, encerrando um dia perfeito.

 

Entre as mulheres, Catarina Sousa despachou sua compatriota Rita Pires na decisão para garantir os 1500 pontos e US$ 4 mil na conta bancária.

O dia começou com as disputas das quartas-de-final do masculino e logo em seguida aconteceram as baterias da semi, que apontaram os dois concorrentes ao título.

 

O único brasileiro sobrevivente no evento, Eder Luciano, teve uma excelente atuação em sua primeira bateria e despachou o atleta de Ilhas Reunião Amaury Laverhne nas quartas.

Na disputa da semi, Eder e Jeff protagonizaram um duelo emocionante, mas com um pouco de vantagem para o novo líder do tour, que achou uma boa segunda onda no final da bateria e consolidou sua vitória na bateria.

 

Já na outra semi, Ryan Hardy e Ben Player também fizeram uma bateria dura, mas Ryan descolou uma nota acima de 9,00 depois de acertar um belo backflip e garantir sua vaga na decisão.

Com isso, Eder Luciano igualou a terceira posição obtida por Jessica Becker na categoria feminino. Os dois foram os melhores representantes do Brasil na terceira etapa Grand Slam do circuito mundial, realizado em Sintra, Portugal.

Na decisão, Jeff mostrou que está em bela fase e não deu chances a seu adversário. O havaiano liderou a bateria inteira e mostrou o motivo de ter chegado à liderança do tour mundial.

 

Com uma linha muito sólida e um surf forte, Jeff faturou mais uma etapa e se consolidou como um dos grandes favoritos ao posto de campeão mundial em 2009.

 

Com o resultado, o havaiano abriu mais de 800 pontos em relação ao segundo colocado, o também havaiano Mike Stewart. Guilherme Tâmega aparece na terceira posição e ainda com chances de título.

Na decisão feminina um duelo caseiro levantou o público em Sintra. Catarina Sousa e Rita Pires fizeram uma boa final, mas com boa vantagem para Catarina, que soube aproveitar melhor as condições de Sintra e faturar o primeiro título na temporada 2009.

 

Com o resultado, a portuguesa subiu para a quinta posição no ranking mundial, ainda liderado pela espanhola Eunate Aguirre. Jessica Becker, em segundo, e Neymara Carvalho, em terceiro, também estão na corrida pela conquista do tour mundial.

Isabela bate os homens e fatura Expression Session Além das disputas finais neste domingo, ocorreu em Sintra a bateria da expression session. A disputa coloca na água diversos atletas, quem executar a melhor manobra fatura a sessão.

 

Mesmo sendo a única mulher a disputar a categoria, a cearense Isabela Sousa levantou a praia após mandar um aéreo fantástico em uma onda para direita e faturou o título. A brasileira despachou nomes de peso como Guilherme Tâmega, Luis Villar, Amaury Lavehrne e mostrou toda a força do bodyboarding feminino.

Dave Hubbard fatura Drop Knee A festa da família foi completa neste domingo após a vitória do irmão de Jeff, Dave, na grande decisão da categoria Dropp Knee. Dave confirmou seu favoritismo e levou mais uma vitória para o Hawaii.

A próxima etapa do circuito mundial acontece em Ferrol, na Espanha, entre os dias 2 e 6 de setembro. Logo depois da perna européia, o tour mundial desembarca novamente no Brasil. Búzios recebe a décima primeira etapa do tour mundial, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro.

Resultados do Sintra Portugal Pro 2009

Masculino

 

1 Jeff Hubbard (Haw)

2 Ryan Hardy (Aus)

3 Eder Luciano (Bra)

3 Ben Player (Aus)

Feminino

1 Catarina Sousa (Por)

2 Rita Pires (Por)

3 Jessica Becker (Bra)

3 Maria Leitão (Por

Drop Knee

1 Dave Hubbard (Haw)

2 Ardiel Jimenez (Can)

3 Dave Winchester (Aus)

Ranking mundial masculino depois de 8 etapas

1 Jeff Hubbard (Haw) – 6220 pontos
2 Mike Stewart (Haw) – 5333 pontos
3 Guilherme Tâmega (Bra) – 5260 pontos

4 Pierre Louis Costes (Fra) – 5050 pontos
5 Ryan Hardy (Aus) – 5020 pontos
6 Dave Winchester (Aus) – 4910 pontos
7 Amaury Laverhne (Reu) – 4740 pontos
8 Uri Valadão (Bra) – 4277 pontos

Ranking mundial feminino depois de 5 etapas

1 Eunate Aguirre (Esp) – 5225 pontos
2 Jessica Becker (Bra) – 4745 pontos
3 Neymara Carvalho (Bra) – 4740 pontos

4 LuzMarie Grand Perez (Pri) – 4385 pontos
5 Catarina Sousa (Por) – 3980 pontos
6 Rita Pires (Por) – 3965 pontos
7 Natasha Sagardia (Pri) – 3285 pontos
8 Isabela Sousa (Bra) – 3160 pontos

Exit mobile version