Quem pensa que o Circuito Paulista Universitário de Surf é apenas uma competição entre estudantes está enganado. O evento é muito mais do que isso, reunindo diversas atrações como música, arte, confraternização e também ações sociais e ambientais.
Tudo isso faz parte de um projeto maior do Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf), que desde 1997 realiza o Circuito, promovendo a união do surfe com educação e cultura.
Não foi diferente no último fim de semana (28 e 29), na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP), durante a 19ª edição do Circuito Paulista Universitário. O evento reuniu mais de 100 competidores representando faculdades de todo o estado de São Paulo nas categorias Paulistana, Open, Formados, Feminino, Tag Team e Expression Session.
Com baterias acirradas e de alto nível técnico, a competição levantou o público que aplaudiu o show dos surfistas nas ondas de Itamambuca e também conferiu a integração desse projeto com todas as atividades fora do mar. Não faltou atração de todos os tipos, com uma programação diversificada e muita adrenalina dentro e fora da água.
Aulas de SUP e surfe, torneio de beach vôlei, slackline, cama elástica e cabo de guerra foram algumas das atrações gratuitas oferecidas pelo Ibrasurf. Teve ainda customização de ecobags e ação ecológica de limpeza das praias, mais uma proposta de conscientização ambiental que surgiu desde a primeira edição do projeto.
Para o fim de semana ficar ainda melhor, o sol brilhou forte, as ondas apareceram e o cenário da linda Ubatuba não poderia ser melhor para comemorar os 19 anos do evento.
Destaques da etapa A 19ª edição do Circuito Paulista Universitário de Surf contou com vários destaques entre os mais de 100 competidores.
Na categoria Paulistana, a vitória ficou pelo terceiro ano consecutivo com Pedro Tanaka (Mackenzie). Na Open, Guilherme Silva (Don Domenico) faturou o lugar mais alto do pódio logo em sua primeira participação no Circuito.
Na categoria Formados, Diego Rodrigues (Braz Cubas) conquistou o inédito tetracampeonato, enquanto na Feminina o grande destaque foi Luna Rebello (Mackenzie). Já na categoria Tag Team, a vitória ficou com a equipe da Unip (Universidade Paulista). Nas manobras mais radicais da Expression Session, Renan Castro (IED) deu um show com o melhor aéreo.
A 19a edição do Circuito Paulista Universitário foi realizada pela Associação Paulista de Surf Universitário (APSU) em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf. Supervisão técnica: Federação Paulista de Surf. O projeto é promovido por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo. Patrocínio: Quiksilver, Decathlon e 51 Ice. Apoio: Roxy, Surfing Village e Yuti Hostal.
Resultados
Paulistana
1 Pedro Tanaka (Mackenzie)
2 Thiago Menezes (Unip)
3 Renan Castro (IED)
4 João Lucas (Anhembi Morumbi)
Open
1 Guilherme Silva (Don Domenico)
2 Matheus Dutra (Unisanta)
3 Gabriel Richetto (Fass)
4 Igor de Souza (Anhanguera)
Formados
1 Diego Rodrigues (Braz Cubas)
2 Bruno Nascimento (Don Domenico)
3 Kaipo de Jesus (Unaerp)
4 João Carlos Chaves (Santana)
Feminina
1 Luna Rebello (Mackenzie)
2 Jahia Bettero (Modulo)
3 Yohana Sarandini (ABC)
4 Stephanie Frumento (Unip)
Tag Team
1 Unip
2 Mackenzie
3 Unifesp
4 Anhembi Morumbi
Expression Session Renan Castro (IED)