Lagoa Surfe Arte

Encontro mantém a magia

Lagoa Surfe Arte.

1500x1003
Lagoa Surfe Arte é um dos maiores festivais de cultura, exposição e audiovisual de surfe da América Latina. Foto: Paulinho Sefton.

 

Entre os dias 10 e 20 de outubro acontece em Florianópolis (SC) a terceira edição do Lagoa Surfe Arte, um dos maiores festivais de cultura, exposição e audiovisual de surfe da América Latina.

 

Idealizado por Fabrício Flores Nunes, que assume a direção e assina boa parte da curadoria, o evento conta com o filmmaker Fabiano Sperotto, Simão Fillipe e Equipe Naipe reforçando a organização do evento.

 

Mantendo sua proposta de reunir pessoas que admiram e são influenciados pelo estilo de vida ligada ao surfe, a edição 2017 tem como destaques o II Festival de Curtas Metragens, uma exposição inédita sobre a evolução do design de pranchas, além de palestras e mesas de debate de assuntos atuais e com importantes personalidades do esporte.

 

1500x1003
Lagoa Surfe Arte reúne conteúdo de qualidade. Foto: Paulinho Sefton.

 

O Festival de Cinema cresceu, passando de três para quatro dias, mas mantendo a essência de ser aberto ao público. Aliás, uma das propostas para a edição de 2017, como já havia frisado Fabrício Flores, é tornar o LSA cada vez mais acessível ao público. Mais uma vez os filmes serão exibidos no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, entre os dias 10 e 13 de outubro.

 

Dezenas de produções foram inscritas e o anúncio dos finalistas acontece dia 29 de setembro. Os curtas selecionados concorrem em dez prêmios, como Melhor Edição, Roteiro, Fotografia, Trilha e outros. O Melhor Curta Catarinense também participará do festival português Surf at Lisbon, em novembro deste ano.

 

O II Festival de Curtas Metragens tem como jurados Thomas Crocco (videomaker, editor e diretor do MIMPI Film Festival), John Magrath (soulsurfer, videomaker e editor), Ricardo Gonçalves (fotógrafo e diretor do SAL – Surf Art Lisbon Film Fest), Marilha Naccari (professora de cinema da UNISUL / SC e coordenadora de programação do FAM – Festival Audiovisual Mercosul) e Junior Faria (Jornalista, surfista e shaper designer).

 

1500x1003
Palestras e mesas-redondas fazem parte do evento. Foto: Paulinho Sefton.

 

Outra grande novidade do LSA´17 será a exposição “A evolução do design de pranchas de surfe”, programada entre os dias 10 e 20 de outubro, no Espaço Lindolf Bell, também dentro do CIC – Centro Integrado de Cultura. A ideia é exposição é reunir para primeira vez peças históricas e relíquias desde a década de 60 até as mais modernas dos tempos atuais.

 

Palestra com Júlio Adler e Mesas-Redondas Um dos principais objetivos do Lagoa Surfe Arte é promover o debate entre os amantes do esporte reunindo personalidades importantes do meio. Nessa terceira edição o palestrante convidado será Júlio Adler. Ligado ao que de melhor existe na produção de obras audiovisuais brasileiras e internacionais, o jornalista e surfista Júlio Adler trará seu estilo autêntico ao LSA´17.

 

Além da palestra, serão quatro mesas-redondas: Surfe Feminino, Empreendedorismo, Tecnologia & Inovação e Saúde no Surfe. Duas já estão confirmadas. A primeira delas ocorre no dia 16/10 trazendo para o debate o Surfe Feminino. Moderado pela jornalista Carolina Lucena, a mesa contará com as surfistas Marina Werneck, Chantalla Furlanetto, Tina Vilela, além da jornalista Alexandra Iarussi. Dia 19 de outubro o tema será Saúde no Surfe com presença de Leandro Grilo (Aprimore), Fernando Mota (Surflek), Marcelo Amaral, Alisson Paz (Equipe RedBull) e Edu Takeuchi (Personal Boards – SP).
 

2464x1632
Edição de 2017 tem como um dos destaques o II Festival de Curtas Metragens. Foto: Cris Souza.

 

Sobre o Lagoa Surfe Arte O festival Lagoa Surfe Arte tem como grande objetivo ser vitrine da cultura surfe e promover um encontro entre os amantes do esporte e do estilo de vida. Realizado pela primeira vez em Janeiro de 2016, o evento chega à terceira edição como um dos maiores festivais de cultura surfe do Brasil. Idealizado por Fabrício Flores, creative shaper das alternativas pranchas Sea Cookies Handshapes, o evento vem crescendo e ganhando reconhecimento a cada edição.
 
Em outubro de 2016, o LSA apresentou seu formato anual com mais dias de programação e entrou para o calendário da cidade. Além das exposições de obras de artistas catarinenses e estrangeiros, o público que comparece ao LSA pode participar das palestras, mesas-redondas e cursos, ver e votar nos melhores filmes do Festival de Curtas e tem a oportunidade de assistir filmes inéditos na tela do cinema.

 

O conteúdo da programação cria momentos únicos e aproximação com lendas vivas, como o que aconteceu com a ilustre participação do Tito Rosemberg, uma referência para os aventureiros, mochileiros e surfistas e que encabeça a crescente lista de palestrantes do LSA. O evento reune surfistas e não-surfistas, todos os apaixonados pelo belo e pela arte. Existe muito conteúdo de qualidade dentro do universo do surfe e o Lagoa Surfe Arte é onde tudo se encontra.

Exit mobile version