SP Contest

Eduardo Maia garante viagem

0

O Confronto Final do Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 foi encerrado no último domingo (20/12) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).

O evento reuniu os melhores surfistas da Grande São Paulo nas categorias Open, Longboard, Master, além da Júnior e Feminino, que só participaram do Confronto Final.

O dia amanheceu ensolarado, mar liso e ondas de 1 metro. Na água o aperto era para garantir a passagem ao Peru, premiação oferecida aos campeões das cinco categorias.

Na final da categoria Feminino, quem começou na frente foi Daiane Ochai, com uma onda de nota 3.75 pontos. Mas na sequência, Rafaela Cassani achou uma onda de 5.00 pontos e saltou para o título.

“Foi muito difícil, todas as meninas são do mesmo nível”, reconhece Rafaela, moradora da Alameda Barros, Centro de São Paulo.

A comemoração só começou quando Rafaela saiu do mar e soube que tinha vencido. “Eu não estava conseguindo ouvir direito, achava que a azul e a branca estavam ganhando”, diz Rafaela, que ganhou a passagem para o Peru.

“Estou muito feliz, nunca viajei para fora, só para Fernando de Noronha (PE). Eu não sabia que tinha uma viagem internacional, a categoria foi valorizada”, comemora Rafaela.

Daiane Ochai, da Zona Oeste, ficou em segundo, seguida por Paula Vela e Roberta Costa, ambas do ABC.

Na Longboard, quase que o título escapou das mãos de Leonardo Paioli. Com seis títulos já em casa, na Zona Sul, sendo cinco consecutivos, ele começou bem a bateria e se manteve na frente até Daniel Jacques assumir o topo e por pouco estragar a festa, se não fosse a última onda surfada por Léo.

 “O nível do Longboard na Grande São Paulo está evoluindo, não é brincadeira não. Em todas as baterias eu virei no final. Tive sorte de achar esta última onda”, diz Paioli.

Com o resultado, ele chegou à marca de sete títulos no circuito, entre tantas outras vitórias em seletivas e trails.

Além de Daniel Jacques na segunda colocação, Paulo Giachetti, da Zona Sul, ficou em terceiro e Glebson Siqueira, de Santo André, em quarto.

Na Júnior, a festa também foi da família Paioli. Gabriel Bonifácio, 18, festejou seu primeiro título e o último na categoria.

“Ano passado corri a Open e este ano também, só que perdi na primeira fase. Na Júnior, como é o meu último ano, entrei com tudo para tentar levar o título”, comemora Gabriel.

Na segunda colocação ficou Caio Rodrigues, do ABC, enquanto Pedro Henrique, da Zona Oeste, foi terceiro nesta etapa. Já Guilherme Lopes, do ABC, terminou na quarta colocação.

Na Master a vitória também foi de virada. Alexandre Miranda começou na frente, mas na quarta onda Flávio Boca, campeão Open de 2008, assumiu o topo com uma de 6.50. Nos minutos finais, a surpresa veio com Miranda, da Zona Oeste, mesma região de Boca.

Precisando de 6.06 pontos para dar mudar de posição, Miranda encontra uma direita e com várias rasgadas recebeu 7.00 dos juízes, conquistando seu primeiro título no Confronto Final. “Foi bem especial e o título Master era o que estava faltando. Fui campeão do trails, de Longboard, no Master nunca tinha ganhado, por isso estava atrás. Estou feliz para caramba”, comemora Miranda.

Apaixonado por competições, o atleta revela que as provas servem para acalmar. “O circuito alivia o estresse do meu dia-a-dia que é muito pesado de trabalho. Quanto mais etapas tiverem melhor. Assim nem tenho tempo para fazer free surf, é só bateria”, diz Miranda, que depois da conquista continuou na água para mais uma final, só que desta vez na Open.

Além de Miranda, a final Open foi composta por Marco Tuba, campeão Master e Long na Zona Leste; Freddy Jacob, da Zona Oeste e bicampeão Master e Eduardo Maia, campeão Open na Zona Norte e no SP Trails Open.

Mais novo do que eles, Maia começou muito bem a bateria, marcando 7.25 pontos. A briga então ficou pela segunda posição e diminuir a diferença imposta pelo surfista da ZN que fechou a conta com outra onda de 6.00 pontos.

Vibrando muito a conquista, Eduardo sentiu o peso de competir ao lado de surfistas mais experientes. “Eu tinha que surfar o máximo, porque os velinhos quebraram o campeonato inteiro. Fizeram altas notas na Master, dominaram praticamente a Open e sabia que era a maior responsabilidade surfar com eles”, reconhece Maia.

Terminando o ano de forma excelente, Maia vai fazer a sua primeira surf trip internacional. “Nunca fiz uma viagem gringa, e o legal é que ganhei uma bolsa de estudos na Austrália no circuito universitário onde também fui campeão. E como só vou poder ir no final do próximo ano, o Peru vai servir de treino para as ondas australianas”, afirma Maia.

Alexandre Miranda ainda conseguiu sair da quarta colocação para assumir a vice-liderança do ranking. Marco Tuba, que também destruiu as baterias, terminou em terceiro. Freddy Jacob, aniversariante do dia anterior, foi o quarto.

Outra atração do evento foi o Tag Team. A disputa entre equipes aconteceu antes das finais. Cinco times foram compostos pelos campeões e vices Open, mais os campeões Long e Master.

Na ausência de algum deles, as vagas foram preenchidas por quem estava com vontade de brincar, desde que obedecesse a categoria e região. Com 40.70 pontos, a Zona Norte levou a melhor, deixando o ABC em segundo (34.40).

Na entrega da premiação, a Associação de Surf da Grande São Paulo homenageou os patrocinadores Tent Beach e Local Motion pelo desempenho e investimento feito pelas empresas por dois anos consecutivos no Circuito.

A competição também contou com a presença do Mario Graf, gestor de eventos da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.

Para obter mais informações sobre o evento, envie mensagem para [email protected].

O Circuito Tent Beach Local Motion SP Contest 09 teve patrocínio Tent Beach e Local Motion. Apoio: BHS, Glasser Future Surfboards, Surf Team, Granolas Cróqui, Própainel, Gardel, Deputado Federal William Woo, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo. Divulgação: Waves. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo e Federação Paulista de Surf. O Confronto Final teve apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatuba de Surf.

Resultados do Confronto Final do SP Contest 09

Open Grande São Paulo

1 Eduardo Maia (Zona Norte)
2 Alexandre Miranda (Zona Oeste)
3 Marco Tuba (Zona Leste)
4 Freddy Jacob (Zona Oeste)

Longboard Grande São Paulo

1 Leonardo Paioli (Zona Sul)
2 Daniel Jacques (ABC)
3 Paulo Giachetti (Zona Sul)
4 Glebson Siqueira (ABC)

Master Grande São Paulo

1 Alexandre Miranda (Zona Oeste)
2 Flavio Boca (Zona Oeste)
3 Clóvis Magalhães (ABC)
4 Marco Tuba (Zona Leste)

Feminino Grande São Paulo

1 Rafaela Cassani (Zona Oeste)
2 Daiane Ochai (Zona Oeste)
3 Paula Vela (Guarulhos)
4 Roberta Costa (ABC)

Júnior Grande São Paulo

1 Gabriel Bonifácio (Zona Sul)
2 Caio Rodrigues (ABC)
3 Pedro Henrique (Zona Oeste)
4 Guilherme Lopes (ABC)

Tag Team

1 Zona Norte
2 ABC
3 Zona Leste
4 Zona Sul
5 Zona Oeste