Eduardo Rolins tirou 10 e marcou 17.57 pontos, maior média até o momento do Billabong Pro Teen 2005, que acontece na praia de Camburi, São Sebastião (SP). Foto: Ivan Storti / FMA. |
O sábado começou com as baterias restantes da segunda fase do Billabong Pro Teen 2005. E logo no segundo confronto do dia o saquaremense Eduardo Rolins desbancou os adversários ao tirar uma nota 10 unânime na 11a bateria.
Além de marcar a maior nota do evento e garantir o prêmio de R$ 500 oferecido na Kustom Best Wave, Rolins, 17 anos, ainda tirou um 7.57 e somou 17.57 pontos, maior média disparada da competição, confirmando seu nome como um dos mais cotados a faturar o título da etapa.
Em segundo lugar no confronto ficou o local Thiago Camarão, autor de excelentes 14.17 pontos, segunda maior soma do evento.
O carioca Jorge Spanner é um dos atletas que disputaram o mundial passado na Austrália que permanecem na disputa em Camburi. Foto: Ricardo Macario. |
Rolins ainda entrou novamente na água na sexta bateria das oitavas-de-final e conseguiu classificação ao ficar em segundo lugar, atrás do cearense Martins Bernardo, com os paulistas Hizunomê Bettero e Fabrício Caraça eliminados na terceira e quarta colocações, respectivamente.
?Não esperava aquela onda. Agora vou batalhar para conseguir a vitória?, vibrou Eduardo, que no ano passado ficou a apenas duas posições da vaga para o mundial, perdendo a chance de disputar o campeonato justamente após um desempenho fraco na etapa em Camburi.
Local de São Sebastião, Thiago Camarão mandou bem e conseguiu classificação para as quartas-de-final. Foto: Ricardo Macario. |
Os outros destaques do dia foram o jovem catarinense Alejo Muniz, 15 anos, competidor mais jovem do Billabong Pro Teen, o paranaense Amani Valentin, o carioca Jorge Spanner e o local Thiago Camarão.
Os dois últimos são os únicos que integraram a equipe brasileira no mundial passado na Austrália e ainda permanecem na competição.
Já o atual campeão mundial e sul-americano, Pablo Paulino, que teve um ótimo desempenho na sexta-feira, não achou as ondas e foi eliminado nas oitavas, terminando em 25º lugar.
Alejo superou o catarinense Ricardo Wendhausen, segundo colocado, o pernambucano Bruno Rodriguez e o cearense Charlie Brown na segunda bateria das oitavas. Já Valentin foi o melhor na quarta bateria, deixando em segundo lugar o paulista Leandro Santos, com Flávio Nakagima e Cláudio Veiga, também de SP, na terceira e quarta posições.
Camarão foi o melhor na quinta bateria, avançando com o capixaba Flavio Ferreira na segunda colocação, com ambos eliminando o baiano Dennis Tihara e o catarinense Willian Cardoso, terceiro e quarto colocados.
Autor de 13.13 pontos, Jorge Spanner quebrou na penúltima bateria do masculino e garantiu o primeiro lugar, superando o paulista Jefferson Silva, classificado em segundo lugar, o carioca Eric de Souza, terceiro, e o também paulista Miguel Pupo, quarto colocado.
Além de Eduardo Rolins, Alejo Muniz, Jefferson Silva, Jorge Spanner, Amani Valentin, Thiago Camarão e Tide Tavares, estão classificados para as quartas-de-final Emerson Piai, Leandro Santos, Bruno Caraça, Ricardo Wendhausen, Giancarlo Zampieri, Alan Donato, Flávio Ferreira, Felipe Martins e Martins Bernardo.
A tarde do sábado ficou reservada para a estréia do feminino, com as disputas do Billabong Junior Girls.
Clique aqui para assistir o vídeo do primeiro dia de disputas do Billabong Pro Teen 2005.