El Niño embaça big riders

Danilo Couto, Mavericks, Half Moon Bay, Califórnia (EUA)

 

Danilo Couto pegou boas ondas em Mavericks no início da temporada. Foto: Fred Pompermayer.

A temporada de ondas grandes no Hemisfério Norte teve início com força total, mas foi esfriando com o passar dos meses.

 

Em dezembro passado, picos clássicos de big waves como Mavericks e Ghost Trees, na Califórnia (EUA), quebraram gigantes com vários swells encostando em seqüência na Costa Norte dos EUA, proporcionando sessões insanas de big surf na remada e no tow-in.

 

Big riders renomados do calibre de Garret MacNamara, Peter Mel, Ken “Skin Dog” Collins, os irmãos Rusty e Greg Long, bem como os brasileiros Danilo Couto e  Maya Gabeira, entre outros, marcaram presença nas morras geladas de Mavs no que parecia ser o aperitivo de uma temporada recheada de swells gigantes e muita adrenalina no Pacífico Norte.

 

Porém, nos meses seguintes, o fenômeno El Niño – aumento da temperatura no Pacífico que impede a formação de tempestades geradoras das grandes ondulações – deixou as condições para o big surf bem abaixo do esperado, frustrando a todos e impedindo a realização das competições de ondas grandes na remada e tow-in.

 

Caso do Mavericks Surf Contest, em Mavericks (EUA), o Eddie Aikau, em Waimea, Hawaii, a Peahi Expression Session, em Jaws, e o Gotta Play, triagem para a segunda etapa do mundial de tow-in a ser realizada em Píer 1, Maui.

 

Com a proximidade do término do inverno e a chegada da primavera no Hemisfério Norte, o prazo para a realização das últimas competições ainda em janela de espera no Hawaii e Califórnia chegam ao fim sem a previsão de swells no Pacífico para as próximas semanas.

 

Ficou na memória dos big riders os momentos memoráveis de big surf em Mavericks no início da temporada. Para conferir imagens de Mavs em dezembro passado, visite o site  surfline.com/video/video_player/video_player.cfm?id=8161# .

Exit mobile version