Brasil Surf Pro

Elite aguarda estreia

Suelen Naraisa

Suelen Naraisa defende o título de campeã em casa na abertura do Brasil Surf Pro. Foto: Rick Werneck / Uidú Produções.
Dennis Tihara ocupa a última posição na lista dos dez classificados pela divisão de acesso. Foto: Fábio Minduim / Maxsports.

A Petrobras e a marca HD (Hawaiian Dreams) são os primeiros patrocinadores do Brasil Surf Pro 2010, a divisão principal do Circuito Brasileiro que agora tem nova organização da Brasil1 Esporte e da MaxSports.

Elas já garantiram duas das quatro cotas de patrocínio para a temporada que acontece entre 7 e 11 de abril na praia de Itamambuca, Ubatuba, litoral Norte de São Paulo.

O circuito nacional mais rico do mundo distribui uma premiação recorde, de R$ 1 milhão nas cinco etapas programadas em grandes palcos do surf brasileiro.

Os primeiros R$ 200 mil serão disputados em uma das cidades dos Festivais de Surf da década de 70, que marcaram o início das competições do esporte das ondas no país.
 
Os campeões brasileiros das categorias Masculina e Feminina no Brasil Surf Pro 2010 ainda ganham um carro zerinho de prêmio extra.

A Petrobras há muitos anos contribui para o crescimento do surfe nacional, patrocinando a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino e o Circuito Petrobras de Surfe Feminino, principais competições da divisão de acesso do Brasileiro.

Já a HD é uma das marcas mais tradicionais da surfwear brasileira e está voltando com tudo este ano. A nova divisão principal também conta com o apoio do SPORTV, Revista Época e Editora Globo, além da Brasil1 Esporte e MaxSports estreando na organização com a Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

 

São 64 surfistas disputando o título de cada etapa na categoria Masculina e 16 na Feminina. Os atuais campeões brasileiros são o cearense Messias Félix e a paulista Suelen Naraisa, que nasceu e mora em Ubatuba, então vai competir em casa na estreia do Brasil Surf Pro 2010.
 
Representantes de onze estados do país se classificaram para a Divisão Principal no ano passado. O maior contingente é de paulistas, com 14 surfistas, nove no Masculino e cinco na Feminina. O segundo maior grupo é de Santa Catarina, com oito atletas no Masculino e três meninas, apenas um a mais do que o Rio de Janeiro, que tem seis no homens e quatromulheres.

Depois, vem o Ceará (7), Bahia (6), Pernambuco (4), Paraná (3), Rio Grande do Norte (3), Paraíba (3), Rio Grande do Sul (2) e Alagoas (1).
 
Entretanto, a Abrasp inaugura um novo regulamento no Brasil Surf Pro 2010 e os estados podem se reforçar durante o ano, pois o número de competidores na categoria Masculina subiu para 64 atletas por etapa.

No ano passado, 46 confirmaram seus nomes para toda a temporada e a lista dos 64 será completada por oito convidados, com mais dez sendo indicados pelo ranking 2010 da Divisão de Acesso. Essa relação será finalizada neste final de semana na etapa do Circuito Gaúcho em Torres (RS).
 
No momento, estão computados sete resultados e o mais importante foi o da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino encerrada no último domingo com vitória do potiguar Alan Jones sobre o catarinense Tomas Hermes na Praia do Rosa, em Imbituba (SC).

No entanto, os dois já são integrantes da elite do Brasil Surf Pro 2010 e as vagas na lista dos dez ficam para os próximos do ranking que não fazem parte do grupo dos top-46 da Abrasp. Com isso, a classificação atual está seguindo até o 28º lugar.
 
A lista dos que estão ganhando a chance de participar da estreia da nova divisão principal do Circuito Brasileiro começa no oitavo colocado, Caio Ibelli (SP), pois os sete primeiros já são da elite nacional. Os outros são Anselmo Correia (RJ), Gilmar Silva (SP), Patrick Tamberg (FN), Flávio Nakagima (SP), Saulo Junior (SP), Dunga Neto (CE), Guilherme Herdy (RJ), Pedro Norberto (SC) e Dennis Tihara (BA).

Calendário do Brasil Surf Pro 2010

1ª etapa Abr 7 a 11 – Itamambuca, Ubatuba (SP)
2ª etapa Jul 14 a 18 – Cupe, Ipojuca (PE)
3ª etapa Set 22 a 26 – Joaquina, Florianópolis (SC)
4ª etapa Nov 4 a 7 – Rio de Janeiro (praia a ser definida)
5ª etapa Dez 8 a 12 – Local a ser definido pelos organizadores

 

Relação de atletas dividida por estados

São Paulo (14) Renato Galvão, David do Carmo, Odirlei Coutinho, Heitor Pereira, Hizunomê Bettero e Bruno Moreira classificaram-se entre os top 24 da elite de 2009, Emerson Piai e Alex Ribeiro entraram pela divisão de acesso e Ricardo Ferreira pelo ranking paulista. No Feminino, a campeã brasileira de 2009 Suelen Naraisa, Camila Cássia, Luana Coutinho, Cláudia Gonçalves e Bruna Queiroz.

 

Santa Catarina (11) Willian Cardoso, Beto Mariano, Guilherme Ferreira e Jean da Silva classificaram-se entre os top 24 da elite de 2009, Felipe Ximenes e Tomas Hermes entraram pela divisão de acesso, Raphael Becker pelo ranking catarinense e Alejo Muniz pelo título de campeão brasileiro Pro Junior de 2009. No Feminino, permanecem Juliana Quint e Gabriela Leite. Chantalla Furlanetto é a novidade das meninas.

Rio de Janeiro (10) Pedro Henrique, Gustavo Fernandes e Bruno Santos ficaram entre os top 24 da elite, Leandro Bastos entrou pela divisão de acesso, Simão Romão pelo Circuito Carioca e Jorge Spanner ganhou convite por contusão. No Feminino, Andréa Lopes, Gabriela Teixeira, Taís de Almeida e Brigitte Mayer.

Ceará (7) O campeão brasileiro de 2009 Messias Félix, André Silva, Michel Roque e Edvan Silva ficaram entre os top 24 da elite. Thiago de Sousa, Márcio Farney e Itim Silva entraram pela Divisão de Acesso.

Bahia (6) Rudá Carvalho e Wilson Nora ficaram entre os top 16 da elite de 2009. Franklin Serpa, Alandreson Martins e Bruno Galini entraram pela Divisão de Acesso e Bernardo Lopes pelo Circuito Nordestino.

Pernambuco (4) Alan Donato e Halley Batista pela Divisão de Acesso, César Aguiar pelo Nordestino e Monik Santos ganhou convite especial da Abrasp pela contusão que a impediu de competir em 2009.

Paraíba (3) O vice-campeão brasileiro de 2009 Jano Belo. Ulisses Meira entrou pela Divisão de Acesso e no Feminino permanece Diana Cristina, bicampeã brasileira da Divisão de Acesso.

Rio Grande do Norte (3) Danilo Costa foi top 14 em 2009. John Max entrou pela Divisão de Acesso e Alan Jones conquistou sua classificação com o título de campeão do Circuito Nordestino.

Paraná (3) Peterson Rosa foi top 20 e Nathalie Martins a quarta melhor de 2009, com Michaela Fregonese reforçando o time paranaense este ano.

Rio Grande do Sul (2) Daison Pereira foi o sexto colocado em 2009 e Rodrigo Dornelles entrou com o título gaúcho.

Alagoas (1)  Só o campeão brasileiro de 2001 Tânio Barreto, quinto do ranking em 2009.

 

Exit mobile version