Elite do Brasil reabre a temporada

0

Renato Galvão defende o título brasileiro a partir desta quarta-feira na praia do Rosa. Foto arquivo: Leonardo Fleck.
Surfistas de 13 estados do país formam a elite do SuperSurf 2005. Abertura acontece na praia do Rosa, Imbituba (SC).
 

Na quarta-feira, o SuperSurf 2005 inaugura a disputa pelo 19o. título brasileiro de surfe profissional masculino e pelo nono feminino na sexta edição do circuito nacional mais rico do mundo.

 

Surfistas de 13 estados do país integram a nova elite do esporte no Brasil, composta por 60 competidores na categoria masculina e por 22 atletas na feminina. Além deles, mais quatro surfistas (três na masculina e uma na feminina) participam como convidados nas cinco etapas da temporada, que distribui um total de R$ 660 mil em prêmios e começa nesta quarta-feira na praia do Rosa, Imbituba (SC).

 

O estado de São Paulo possui o maior número de representantes nas duas categorias (27 atletas no total), seguido pelo Rio de Janeiro (16), Santa Catarina (11), Ceará (9), Bahia (5), Rio Grande do Sul (5), Paraná (4), Paraíba (3), Rio Grande do Norte (2), Pernambuco (1), Alagoas (1), Espírito Santo (1) e Maranhão (1).

 

Entretanto, apenas 12 estados serão representados no Rosa, pois o alagoano Tânio Barreto, campeão brasileiro do Super Surf 2001, mudou-se para a Espanha e não compete na primeira etapa.

 

Além dele outros sete atletas da elite nacional de 2005 não participam da abertura da temporada.

 

 

##

 

Adilton Mariano é atração convidada do SuperSurf no Rosa. Foto arquivo: Ricardo Macario.
CEARÁ ESTRÉIA DESFALCADO – O Ceará é o estado que compete mais desfalcado de três atletas: André Silva; Pablo Paulino, atual campeão mundial Pro Junior e Tita Tavares, que está representando o país no Mundial WCT das Ilhas Fiji nesta semana.

 

Por outro lado, Adilton Mariano, o ?Rei da Pororoca?, ganhou uma das vagas e o Ceará também continua como grande favorito na categoria feminina, com a campeã brasileira mais jovem da história, Silvana Lima, estreando sua ?camiseta dourada? no SuperSurf de Imbituba, assim como o paulista Renato Galvão na categoria masculina.

 

MAIORIA PAULISTA – Além de Galvão, outros dois surfistas de Ubatuba terminaram como vice-campeões brasileiros na última temporada: Odirlei Coutinho e Suelen Naraísa.

 

O único paulista ausente no Rosa será o guarujaense Adriano de Souza, campeão brasileiro da divisão de acesso no ano passado, que será substituído pelo também paulista Ricardo Ferreira.

 

Bruna Queiroz foi chamada para ocupar uma vaga na categoria feminina e o estado de São Paulo então terá 28 competidores em Imbituba.

 

RIO DE JANEIRO REFORÇADO – Todavia, quem mais lucrou com as ausências foi o Rio de Janeiro, que terá três reforços nessa primeira etapa do SuperSurf 2005: Leonardo Trigo, o ex-top do WCT Guilherme Herdy e Simão Romão, vencedor da primeira etapa da divisão de acesso do circuito brasileiro de 2005, realizada no início do ano em Nísia Floresta (RN).

 

Além disso, da lista de 12 campeões brasileiros que figuram na elite do surfe nacional deste ano, cinco são cariocas: Leonardo Neves (2002 e 2003), Andréa Lopes (99/01/02), Brigitte Mayer (1998), Victor Ribas (1997) e o atual presidente da ABRASP, Pedro Muller (1989).

 

 

##

 

Silvana Lima, atual campeã do SuperSurf, destrói durante a etapa de Saquarema do ano passado. Foto: Ader Oliveira.
GALERIA DOS CAMPEÕES – Os outros surfistas que já gravaram seus nomes na ?Galeria dos Campeões Brasileiros da ABRASP? e continuam no grupo da Divisão Principal do Circuito Brasileiro são Renato Galvão (SP) e Silvana Lima (CE), defensores dos títulos do SuperSurf 2004, além do paranaense Peterson Rosa (1994/1999/2000), o paraibano Fábio Gouveia (1998) e o baiano Jojó de Olivença (1988 e 1992).

 

O alagoano Tânio Barreto (2001) e a cearense Tita Tavares (2000 e 2003), que não vão competir em Imbituba, completam a lista mais importante do Circuito Brasileiro iniciado em 1987 pela ABRASP.

 

O SUPERSURF foi criado em 2000 pelo Grupo Abril, que passou a organizar a divisão principal em parceria com a Associação Brasileira de Surfe Profissional (ABRASP).

 

A temporada 2005 tem como patrocinadores a Volkswagen, a TIM e as Sandálias Havaianas, além do apoio da Jagermeister e Revista Fluir. Essa primeira etapa também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Imbituba, Rede Atlântida FM, Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR).

 

Confira a relação de todos os 86 atletas que já confirmados para participar da primeira etapa SuperSurf 2005, dividida por estados e por ordem de colocação.

 

Além dos já acima citados, também não vão competir em Imbituba o baiano Wilson Nora, contundido; a catarinense Camila Amarante e a paranaense Michaela Fregonese.

 

Com isso, a natalense Viviane Maria vai reforçar o Rio Grande do Norte na Praia do Rosa, porém duas vagas ainda faltavam ser definidas para completar o grupo feminino.

 

 

##

 

A tradicional batida de backside do legend carioca Pedro Müller é atração da etapa no Rosa. Foto arquivo: Ricardo Macario.
SÃO PAULO – 28 atletas – Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Wagner Pupo, Beto Fernandes, Tadeu Pereira, Gilmar Silva, Bruno Moreira, Renan Rocha, Eric Miyakawa, Hizunomê Bettero, Costinha, Cristiano Guimarães, Isaías Silva, Jair de Oliveira, Alex Godoy, Saulo Júnior como convidado da ABRASP.

 

E as novidades no time paulista deste ano são Edgley Santos, Andrew Serrano e Heitor Pereira, com Ricardo Ferreira substituindo Adriano de Souza nessa primeira etapa.

 

Na categoria feminina, São Paulo será representado por Suelen Naraisa, Francisca Pereira, Elisa Costa, Cláudia Gonçalves, Luana Prado, pelas novidades na elite, Luisa Romann e Flávia Soares, além da substituta Bruna Queiroz.

 

RIO DE JANEIRO – 19 – Leonardo Neves, Pedro Muller, Pedro Henrique, Yuri Sodré, Anselmo Correia, Marcelo Trekinho, Alexandre Almeida, Gustavo Fernandes, André Gioranelli e Victor Ribas como convidado da Abril.

 

A novidade na equipe carioca é Stephan Figueiredo, com Simão Romão, Leonardo Trigo e Guilherme Herdy substituindo os faltosos em Imbituba.

 

Na categoria feminina, o forte time do Rio tem Andréa Lopes, Taís de Almeida, Juliana Guimarães, Alessandra Vieira e Brigitte Mayer.

 

SANTA CATARINA – 11 – Andreas Eduardo, Marco Polo, Guilherme Ferreira, Guga Arruda, Raphael Becker, Diego Rosa e a novidade de Santa Catarina nesse ano na categoria masculina é Fernando Moura.

 

Na Feminina, são Marina Werneck e Larissa Barbiere, mas o principal destaque é Juliana Quint, que terminou em sexto lugar no SuperSurf 2004. Camila Amarante é o único desfalque na Praia do Rosa, mas o imbitubense Fábio Carvalho competirá como convidado da FECASURF em Imbituba.

 

##

 

Cearense Claudemir Lima costuma dar show, como na etapa do Super Surf 2002 na Joaquina. Foto arquivo: Ricardo Macario.
CEARÁ – 7 – Lucinho Lima, Dunga Neto, Claudemir Lima, Fábio Silva, Heitor Alves e Silvana Lima fazem parte da elite, com Adilton Mariano sendo chamado para ocupar uma vaga nessa primeira etapa, mas o Ceará competirá com três desfalques em Imbituba: Tita Tavares, Pablo Paulino e André Silva.

 

RIO GRANDE DO SUL – 5 – Daison Pereira, Rodrigo Dornelles e as novidades Marcel Miranda, Gabriela Rangel, além de Sabrina Munhoz, que competirá em 2005 como convidada da ABRASP.

 

BAHIA – 4 – Flávio Costa, Jojó de Olivença, Christiano Spirro e Armando Daltro, que competirá em toda a temporada como convidado da Abril. Contundido, Wilson Nora não poderá estrear em Imbituba.

 

PARANÁ – 3 – Peterson Rosa, Maicon Rosa e Jihad Kohdr, pois Michaela Fregonese não competirá.

 

PARAIBA – 3 – Fábio Gouveia, Jano Belo e Otávio Lima

 

RIO GRANDE DO NORTE – 3 – Fabrício Júnior, Alcione Silva e Viviane Maria, que ganhou uma vaga das ausentes Tita Tavares (CE), Camila Amarante (SC) e Michaela Fregonese (PR).

 

PERNAMBUCO – 1 – Sávio Carneiro

 

MARANHÃO – 1 – Álvaro Bacana

 

ESPÍRITO SANTO – 1 – Yries Pereira

 

ALAGOAS: Tânio Barreto não competirá em Imbituba, mas virá da Europa para disputar as outras.

 

SUPERSURF 2005 – Calendário
 

Abr 20-24 – Praia do Rosa, Imbituba (SC)

 

Jun 22-26 – Praia de Maresias, São Sebastião (SP)

 

Jul 13-17 – Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

 

Set 07-11 – Costa do Sauípe, Mata de S. João (BA)

 

Out 12-16 – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)