Brasil Surf Pro

Elite ligada na natureza

Brasil Surf Pro 2010, Cupe, Ipojuca (PE)

Voluntários ajudam na coleta de material para reciclagem durante segunda etapa do Brasil Surf Pro. Foto: Clemente Coutinho.

Embora o surf faça parte da rotina e esteja intimamente relacionado à imagem do balneário mais famoso do Rio de Janeiro, Búzios jamais foi palco de uma grande competição do esporte.

O Brasil Surf Pro preencherá esta lacuna entre os dias 21 e 26 de setembro na praia de Geribá.

Enquanto a disputa pelo título e pela premiação total de R$ 200 mil rola na água, a sustentabilidade estará em pauta nas areias da região graças a diversas iniciativas da competição relacionadas ao meio-ambiente.
 
A profunda ligação entre o surf e a preservação da natureza norteou a idealização de boas práticas em sustentabilidade durante todas as etapas do Brasil Surf Pro.

O circuito foi planejado para minimizar seu impacto socioambiental enquanto difunde os temas de biodiversidade marinha e da sustentabilidade entre o público, atletas e as comunidades por onde passa.
 
Quem for assistir à disputa entre os grandes nomes do circuito brasileiro também presenciará um mutirão de limpeza da praia de Geribá no sábado, dia 25. A ação, uma parceria com as secretarias do Meio Ambiente, Esporte, Turismo e Serviços Públicos, mobilizará a comunidade surfista da região visando a sensibilização dos usuários das praias de Búzios.
 
Os frequentadores do campeonato também conhecerão a recém-criada Área de Proteção Ambiental Marinha Corais de Búzios, uma parceria com a secretaria do Meio Ambiente e a ONG Coral Vivo.
 
Na areia, brincadeiras, gincanas e oficinas pedagógicas prometem entreter as crianças que conferirem a competição ao lado dos pais. Uma equipe de pedagogia realizará atividades como pinturas, cruzadinhas, labirinto e desenhos livres sobre o tema ambiental, jogos cooperativos em equipe envolvendo o tema água, reciclagem e meio ambiente, além da produção de “Arte-Mosaico” com materiais recicláveis.
 
Estão programadas ainda visitas guiadas à praia para alunos das escolas da rede municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Búzios.

 

 

Uma pedagoga e uma equipe de monitores, cedidos pela SME, conduzirão atividades pedagógicas, como gincanas e brincadeiras educativas lúdicas, apresentando os temas sustentabilidade, biodiversidade marinha e a importância dos corais para a saúde dos oceanos.
 
Disputa acirrada Na água, a briga pelo título promete ser acirrada. Alguns dos maiores destaques do surf brasileiro entram na disputa pelo título e por pontos no ranking para permanecer na elite nacional em 2011.
 
O Brasil Surf Pro desta temporada já passou pela praia de Itamambuca (SP) e pela praia do Cupe (PE). O circuito teve como campeões da etapa de abertura o carioca Leo Neves e a paulista Suelen Naraisa.

Na segunda etapa, Suelen repetiu o desempenho e o potiguar Alan Jhones ficou com o título, chegando à liderança na do ranking brasileiro.

A competição conta com outras duas etapas depois de passar por Búzios: de Praia do Joaquina (SC), de 3 a 7 de novembro e Rio de Janeiro (RJ), de 8 a 12 de dezembro, define os campeões da temporada.

 

Ranking do Brasil Surf Pro 2010 depois de duas etapas

 

Masculino

 

1 Alan Jhones (RN) – 1.730 pontos
2 Leonardo Neves (RJ) – 1.400
3 Rudá Carvalho (BA) – 1.360
4 Marcio Farney (CE) – 1.260
5 Hizunomê Bettero (SP) – 1.220
6 Renato Galvão (SP) – 1.130
6 Heitor Pereira (SP) – 1.130

 

Feminino

 

1 Suelen Naraísa (SP) – 2.000
2 Juliana Quint (SC) – 1.720
3 Diana Cristina (PB) – 1.400
4 Camila Cassia (SP) – 1.285   
5 Gabriela Teixeira (RJ) – 1.230

Exit mobile version