SuperSurf 2008

Elite nacional invade o Nordeste

Willian Cardoso, Circuito Brasileiro Profissional 2008, Joaquina, Florianópolis (SC)

Willian Cardoso larga na frente na primeira etapa em Florianópolis (SC). Foto: Aleko Stergiou.

Desde a sua criação no ano 2000, a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional sempre organizada pelo Grupo Abril, só não passou pelo Nordeste na última temporada.

 

A Associação Nordestina de Surf (ANS) se mobilizou e a segunda etapa do SuperSurf 2008 foi confirmada ainda no ano passado para a praia do Cupe, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, sul de Pernambuco.

 

Assim como a praia da Joaquina, que abriu a temporada em Florianópolis (SC), a última vez que a elite do surfe nacional se apresentou lá foi em 2004, com os paulistas Renato Galvão e Suelen Naraisa levando os troféus de campeões para Ubatuba.

 

Este ano, o catarinense Willian Cardoso e a paraibana Diana Cristina largaram na frente com vitórias em Santa Catarina.

 

No próximo dia 14 de maio começa o segundo desafio na corrida pelos títulos brasileiros da temporada, que vale um carro zerinho de prêmio extra.

 

Com apresentação da Volkswagen e Nova Schin, o SuperSurf 2008 é o circuito nacional mais rico do mundo e distribui em cada uma das cinco etapas um total de R$ 160 mil, que é dividido entre os 48 participantes da categoria Masculino e as 18 da Feminino.

 

Acreditando no potencial de retorno do esporte, mais duas grandes marcas de fora do mercado do surfe vão estrear como co-patrocinadoras do circuito, a Gillette e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes. As duas juntam-se a Nescau e a Nicoboco, que já tinham confirmado suas cotas desde o ano passado, assim como a Volkswagen e a Nova Schin.

 

?Pela primeira vez na história, todas as cotas de patrocínio foram comercializadas, com grandes empresas vendo que o surfe é um esporte sério com potencial de investimento, tem uma imagem positiva de saúde e interesse do enorme público, que acompanha a competição na praia, pela TV ou pela internet em qualquer lugar do mundo?, destaca Evandro Abreu, da Editora Abril, responsável pela realização do SuperSurf 2008 desde sua primeira edição no ano 2000, comemorando a entrada da Gillette e da GOL.

 

?A Gillette sempre apoiou eventos esportivos importantes fora do país e no Brasil acredito que o SuperSurf é o primeiro de grande porte. E a entrada da GOL também será ótima para os competidores, pois serão criados pacotes promocionais e quando forem disputar as etapas eles não precisarão pagar as altas taxas para embarcar suas pranchas, que são cobradas por algumas companhias?, adianta Evandro, lembrando que para isso será exigida a apresentação da carteira do atleta expedida pela ABRASP.

 

A volta do SuperSurf para a região Nordeste também é ressaltada. ?È um prazer enorme, pois o Nordeste é um celeiro de grandes surfistas e muitos fazem parte da elite que disputa a divisão principal, ainda mais para Pernambuco, para a praia do Cupe. Os dois eventos realizados lá foram muito bem organizados, Porto de Galinhas tem boa infra-estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, então estamos com grande expectativa de que seja um sucesso. Só espero que todos da região, até de outros estados, não deixem de aproveitar a chance única de verem grandes nomes do surfe brasileiro e lotem a praia?.

 

O SuperSurf 2008 voltou a utilizar o mesmo formato de competição do WCT e todos estréiam na primeira fase. Antes, haverá uma triagem com até oito atletas, para definir os dois surfistas que vão fechar o quadro de 48 participantes da categoria Masculino. 

 

A rodada de estréia da elite nacional não tira ninguém do campeonato, pois existe uma repescagem para os perdedores. O vencedor de cada uma das 16 baterias masculinas avança para a terceira fase e os outros dois têm que encarar uma rodada extra. Na Feminino, as duas primeiras seguem direto para as oitavas-de-final e só a última colocada cai para a repescagem.

 

A Nescau Expression Session é uma bateria especial com 15 surfistas dentro d´água, que tentarão fazer o aéreo mais radical para ganhar o maior prêmio oferecido no mundo inteiro nesta modalidade. É a hora do show, livre das regras de competição, e o primeiro campeão da Nescau Expression Session esse ano foi o paulista Ricardo Ferreira, que embolsou os R$ 10 mil na Joaquina, em Florianópolis (SC).

 

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SuperSurf 2008, o circuito nacional mais rico do mundo. Co-patrocínio: Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Nicoboco. Apoio: Fluir. O Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

 

A segunda etapa na praia do Cupe também conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo, EMPETUR e Secretaria de Esportes, além da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Associação Nordestina de Surf e Federação Pernambucana de Surf.

 

Ranking SuperSurf 2008 depois de uma etapa

 

Masculino

 

1 Willian Cardoso (SC) ? 1.000 pontos

2 Jean da Silva (SC) ? 860

3 Flávio Costa (BA) ? 730

3 Odirlei Coutinho (SP) ? 730

5 André Silva (CE) ? 610

5 Jano Belo (PB) ? 610

5 Danilo Costa (RN) ? 610

5 Victor Ribas (RJ) ? 610

9 Beto Fernandes (SP) – 500

9 Gustavo Fernandes (RJ) ? 500

9 Hizunomê Bettero (SP) ? 500

9 Ricardo Ferreira (SP) ? 500

9 Diego Rosa (SC) ? 500

9 Leandro Bastos (RJ) ? 500

9 Péricles Dimitri (PR) ? 500

9 Márcio Farney (CE) ? 500

 

Feminino

 

1 Diana Cristina (PB) ? 1.000 pontos

2 Tita Tavares (CE) ? 860

3 Andréa Lopes (RJ) ? 730

3 Krisna de Souza (RN) ? 730

5 Suelen Naraisa (SP) – 610

5 Bruna Schmitz (PR) ? 610

5 Juliana Quint (SC) ? 610

5 Monik Santos (PE) – 610

 

Exit mobile version