As pequenas ondas na praia do Pecado nesta sexta-feira impediram o início do Macaé Ecosurf 2013. A competição, válida como segunda etapa do Circuito Brasileiro de Surf, o Abrasp Pro Tour 2013, vale 3 mil pontos e um cheque de R$ 15 mil para o campeão.
Devido às péssimas condições do mar, que perdeu força e tamanho no decorrer do dia, a direção decidiu encerrar as atividades e realizar as baterias a partir das 7:30 horas deste sábado (20/7).
Atletas consagrados como Victor Ribas e os bicampeões brasileiros Leo Neves e Renato Galvão estão confirmados. O líder do ranking nacional, o baiano Franklin Serpa, abre as disputas contra seu conterrâneo Marco Fernandez e o catarinense Tiago Bianchini, na primeira bateria da fase dos 64 atletas.
Além do cronograma esportivo, a organização do evento preparou uma série de ações que estarão acontecendo paralelamente ao evento e abertas ao público. Entre elas, ações socioambientais, como atividades de biodiversidade, coleta de lixo e replantio de mudas.
Outra grande atração será a bateria especial de surf adaptado para deficientes, marcada para o sábado, dia 20. O Adapt Surf é uma ONG fundada em 2007, por Henrique Saraiva, que tem como missão promover a integração social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Macaé é uma das cidades do Rio que tem projetos de mobilidade, como a rampa da praia.
Macaense de Surf Continuando as disputas do Macaé Ecosurf 2013, a Associação de Surf de Macaé (ASM) realiza na semana seguinte, nos dias 26 e 27 de julho, as disputas das categorias Master, Open, Mirim, Junior e Iniciante – essa será a abertura do circuito local.