SuperSurf 2008

Elite retorna ao Nordeste

Willian Cardoso, SuperSurf 2008, praia da Joaquina, Florianópolis (SC)

Willian Cardoso, SuperSurf 2008, praia da Joaquina, Florianópolis (SC). Foto: Nilton Santos / SuperSurf.

O SuperSurf 2008 volta a promover uma das suas cinco etapas na região Nordeste do país. No ano passado, pela primeira vez, todas foram disputadas no Sul e Sudeste desde a criação do Campeonato.

 

O palco do segundo desafio na corrida pelos títulos da temporada já começou a se armar na praia do Cupe, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE).

 

A última vez que a elite do surf nacional se apresentou por lá foi em 2004, já que nos dois últimos anos a etapa nordestina foi realizada na Bahia. As disputas acontecem entre os dias 14 e 18 de maio.

 

A praia do Cupe também sediou uma prova do SuperSurf em 2001 e quase todos os títulos foram vencidos por surfistas de Ubatuba. A única exceção foi a carioca tetracampeã brasileira Andréa Lopes, que impediu o domínio absoluto ao derrotar a ubatubense Francisca Pereira na final da categoria Feminino.

 

Já no masculino, só deu Ubatuba no alto do pódio. Odirlei Coutinho ganhou a primeira edição em Pernambuco, na decisão contra o sergipano Romeu Cruz e em 2004 o título ficou com Renato Galvão, que foi campeão brasileiro daquele ano junto com Silvana Lima. A cearense, hoje uma das estrelas da elite mundial do WCT, fez quatro finais em 2004 e só perdeu a da etapa pernambucana, para Suelen Naraisa.

 

A ubatubense Suelen parece mesmo gostar das ondas quentes do Nordeste, pois no mês passado venceu a etapa de abertura da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro na praia de Ponta Negra, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

 

Depois disso, ela casou e foi para a lua-de-mel. No SuperSurf de Pernambuco vai competir pela primeira vez com a aliança na mão esquerda. Ela e Renato Galvão foram os últimos campeões na praia do Cupe, mas o catarinense Willian Cardoso e a paraibana Diana Cristina largaram na frente na corrida pelos títulos brasileiros de 2008, com vitórias na abertura da temporada em Santa Catarina e vão defender a liderança dos rankings em Porto de Galinhas.

 

O SuperSurf 2008 voltou a utilizar o formato de competição do WCT e todos os 48 participantes da categoria Masculino e as 18 da Feminino estréiam juntos na primeira fase classificatória, programada para ser disputada na próxima quarta-feira.

 

Na masculino, os vencedores de cada uma das 16 baterias avançam para a terceira fase e no feminino as duas primeiras colocadas passam direto para as oitavas-de-final. Os demais têm uma nova chance na repescagem.

 

##

 

Diana Cristina, SuperSurf 2008, praia da Joaquina, Florianópolis (SC). Foto: Nilton Santos / SuperSurf.

Além do retorno de Pernambuco, outra novidade dessa segunda etapa é a entrada da Gillette e da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, para completar a lista de co-patrocinadores. Elas juntam-se à Nescau e à Nicoboco, única marca de surfwear presente no circuito nacional mais rico do mundo, que continua sendo apresentado pela Volkswagen e pela Nova Schin, mais duas grandes empresas que investem no esporte.

 

?Pela primeira vez na história, todas as cotas de patrocínio foram comercializadas, comprovando o sucesso do SuperSurf e a consolidação do esporte com a entrada de mais duas empresas de grande porte de fora do mercado da surfwear. Conseguimos mostrar que o surf é um esporte sério e atrai um enorme público que acompanha a competição na praia, ou ao vivo pela TV e pela internet em qualquer lugar do mundo?, destaca Evandro Abreu, da Editora Abril, responsável pela realização do SuperSurf 2008, desde sua primeira edição no ano 2000, comemorando a entrada da Gillette e da GOL.

 

Esta segunda etapa na Praia do Cupe também conta com apoio do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Turismo, EMPETUR e Secretaria de Esportes, além da Prefeitura Municipal de Ipojuca, da Associação Nordestina de Surf e da Federação Pernambucana de Surf.

 

Ranking SuperSurf 2008 depois de uma etapa

 

Masculino

 

1 Willian Cardoso (SC) ? 1.000 pontos

2 Jean da Silva (SC) ? 860

3 Flávio Costa (BA) ? 730

3 Odirlei Coutinho (SP) ? 730

5 André Silva (CE) ? 610

5 Jano Belo (PB) ? 610

5 Danilo Costa (RN) ? 610

5 Victor Ribas (RJ) ? 610

9 Beto Fernandes (SP) – 500

9 Gustavo Fernandes (RJ) ? 500

9 Hizunomê Bettero (SP) ? 500

9 Ricardo Ferreira (SP) ? 500

9 Diego Rosa (SC) ? 500

9 Leandro Bastos (RJ) ? 500

9 Péricles Dimitri (PR) ? 500

9 Márcio Farney (CE) ? 500

 

Feminino

 

1 Diana Cristina (PB) ? 1.000 pontos

2 Tita Tavares (CE) ? 860

3 Andréa Lopes (RJ) ? 730

3 Krisna de Souza (RN) ? 730

5 Suelen Naraisa (SP) – 610

5 Bruna Schmitz (PR) ? 610

5 Juliana Quint (SC) ? 610

5 Monik Santos (PE) – 610

Exit mobile version