WQS Saquarema

Em busca do status Prime

Itaúna, Saquarema (RJ)

Há três anos, a empresa produtora de eventos Adding e a Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj) realizam etapas do WQS (World Qualifying Series) de nível 6 estrelas no Rio de Janeiro.

 

No último mês de julho, os organizadores do evento encaminharam um pedido formal a ASP (Association of Surfing Professionals) sugerindo que a etapa de Saquarema do ASP World Star Tour passe em 2011 a ter status máximo, o de 6 estrelas Prime.

 

Com isso, o valor de premiação passaria de US$ 145 mil para US$ 250 mil. Já o campeão levaria 6.500 pontos, ao invés dos 3.000 atuais.

 

Desde 1975, Saquarema recebe grandes festivais de surf e em 2010 não foi diferente. O Coca-Cola Saquarema Pro comprovou a excelente qualidade das ondas, à altura do que a ASP considera como evento status Prime.

 

Muitos surfistas que participaram da etapa, realizada no mês de maio, deram declarações sobre o merecimento de um nível maior em função da qualidade das ondas e da grande estrutura do evento.

 

“Nos primeiros dias havia ondas de 2 a 3 metros perfeitos. Com certeza é uma onda de nível WT”, afirmou o potiguar Jadson André, um dos brasileiros que integram a elite mundial nesta temporada.

 

“É uma das melhores ondas no WQS com certeza. Não me lembro de uma onda no WQS tão boa quanto esta no ano passado, talvez Lacanau (França) e Maldivas. É consistente todos os dias, com esquerdas perfeitas. Saquarema é uma boa onda”, disse o sul-africano Travis Logie.

 

Confira acima o vídeo editado por Gustavo Leite que exibe os melhores momentos do Coca-Cola Saquarema Pro das últimas temporadas.

 

Foto da reportagem Aleko Stergiou

Exit mobile version