Seletiva Petrobras

Embola briga pelo título

0

Adilton Mariano manobra com pressão na Seletiva Petrobras 2008 que rola Itaúna, Saquarema (RJ). Foto: Fábio Minduim.

Depois de três dias, cinco fases e ótimas ondas surfadas na terceira e última etapa, apenas cinco surfistas continuam na briga pelo título da Seletiva Petrobras de Surfe: o cearense Adilton Mariano, o carioca Pedro Henrique e o paulista Bruno Moreira, que precisam avançar ainda na competição para superar o paraibano Jano Belo e o cearense Messias Félix.

Clique aqui para ver as fotos

 

Os dois já foram eliminados e atingiram 1600 pontos no ranking. Em ondas de ótima formação que chegaram a 2 metros neste sábado na praia de Itaúna, Saquarema (RJ), Adilton, Pedrinho e Bruno garantiram vaga nas quartas-de-final, que começam a ser disputadas neste domingo, a partir das 8 horas.

 

O Sportv transmite a final da terceira etapa da Seletiva Petrobras ao vivo, a partir de 12 horas, e toda a competição pode ser acompanhada

Felipe Martins descola nota 10. Foto: Fábio Minduim.

pelos sites Abrasp e Fpsurf.


Na matemática do título. Adilton e Pedro Henrique levam vantagem sobre Bruno Moreira. Caso avancem para as semifinais, já terão superado Jano Belo e Messias Félix. Para Bruno Moreira, somente a vitória em Saquarema dará o título do Circuito, mesmo assim dependendo da colocação de Adilton e Pedrinho.

 

Em meio à disputa do título que vale uma passagem para Mentawai, além de ajuda de custo de US$ 1.5 mil, o cearense Felipe Martins tirou a primeira nota 10 da etapa, na bateria em que se classificou para as quartas-de-final, deixando Pedro Henrique com a segunda vaga da disputa.

 

“Estava sozinho lá fora e nem acreditei que a onda iria render tanto. Consegui fazer boas manobras ainda no fundo e na parte mais rasa, quando a onda ficou em pé, acertei outra manobra muito forte”, disse Felipe Martins após obter a primeira nota dez de sua carreira profissional, que o ajudou a marcar 16,67 pontos, a segunda maior pontuação da competição (Raoni fez 17 pontos no primeiro dia)

 

Pedrinho prefere não pensar no prêmio e no título da Seletiva, pois seu principal objetivo este ano é voltar para o WCT (está perto de uma vaga), mas não esconde que gostaria muito de ganhar a viagem para Mentawai.

 

“Em lugar que nunca fui e um dos sonhos de todo surfistas. Seria ótimo ganhar, mas meus objetivos são voltar para o WCT e conseguir um lugar na elite nacional também no ano que vem”, disse.

 

Pedrinho foi um dos surfistas de Saquarema que se destacaram no primeiro dia que chegaram às quartas-de-final. O outro foi Eduardo Rollins, de apenas 20 anos. O terceiro carioca entre os oito classificados não é de Saquarema, mas basta o mar subir que ele está em Itaúna. De Niterói, Bruno Santos sempre que pode surfa em Saquarema e conhece bem o local da competição.

 

As quartas-de-final reunirão três cariocas, dois cearenses, um baiano, um paulista e um catarinense. Pela ordem: Adilton Mariano (CE) x Eduardo Rollins (RJ); Bruno Santos (RJ) x Bruno Moreira (SP); Felipe Martins (CE) x Beto Mariano (SC) e Pedro Henrique x Franklin Martins (BA).