#O surfista profissional Thiago Machado, aluno de Comércio Exterior, na Univali, manobrou forte de backside para vencer a segunda e decisiva seletiva catarinense do Confronto MCD Brasileiro de Surfe Universitário, encerrada neste domingo (dia 25), na Praia Brava, Itajaí, litoral norte do Estado.
Em ondas de meio metro, ele garantiu sua vaga na equipe catarinense que vai disputar a grande final do evento, de 12 a 15 de dezembro, em Ubatuba (SP).
O evento é inédito no Brasil, exclusivo para surfistas devidamente matriculados em faculdades.
Os melhores de cada estado, classificados em seletivas estaduais, estarão competindo em Ubatuba para definir o novo campeão brasileiro, que ganha uma pick-up Ford Courier zero km.
Também estarão em disputa passagens aéreas para o Hawaii, Austrália e Califórnia. Além dos catarinenses, competem surfistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e um time misto do Nordeste.
O vencedor da etapa de abertura, realizada em maio, em Floripa, Guilherme Ribeiro, estudante de administração, também na Univali, liderou a bateria, até Thiago mandar seis fortes manobras para marcar 7 pontos, faltando sete minutos para o final da bateria.
?Aquela onda foi salvadora. Fiz o que pude na marola?, disse o surfista de Balneário Camboriú, que fica ao lado da Brava. A partir daí, o vencedor soube administrar o resultado.
?Esta vitória vai ser um marco pra mim, pois há muito tempo eu não ganhava um campeonato. Depois de me tornar profissional não consegui muita coisa e aqui no Universitário nós, os novos pros, temos a chance de mostrar o que sabemos?, declarou o campeão, que parte com tudo para a final em São Paulo.
?Acredito que esta conquista vai trazer boas coisas para a minha vida. Se Deus quiser, volto de Ubatuba de carro novo?, afirmou confiante o atleta de 23 anos. Ele entrou tranquilo para a finalíssima, pois já estava garantido pelo Circuito Catarinense Universitário, de onde saem dois competidores da Open e dois da Soul, para juntar-se aos quatro melhores da seletiva.
Com a vitória, Thiago tirou a vaga de seu amigo André Zanini (Direito-Univali), que acabou em 5º lugar no ranking. Mas, como Thiago deve entrar pelo ranking do Estadual, o surfista de Itapema deverá ser convocado pelo ranking da seletiva.
Entre as meninas, Micaela Fragonessi (Turismo-Unisul) foi a campeã, seguida de Priscila Lobato (Letras-UFSC) e Raquel Malta (Letras-Unisul). Na categoria interna, Marcelo Vieira levou a melhor, com Fábio Axé, Ricardo Tavares e Daniel Ferreira, completando a final.
Na Lui Lui Expression Session, Guilherme Ribeiro já comemorava na areia a vitória anunciada pelo reverse na junção, quando o surfista local Ricardo Tavares, no finalzinho da bateria, deu um aéreo de backside e contou com a unanimidade dos juízes, levando para casa uma prancha ?zerada? e um final de semana em Floripa.
Na somatória das duas seletivas realizadas em Santa Catarina, estão classificados para a grande final Guilherme Ribeiro, Mickey Bernardoni (Marketing-Univali), Jussemir Júnior e Thiago Machado.
No feminino, Micaela Fragonessi e Priscila Lobatto são as duas representantes. Outras quatro vagas no masculino, sendo duas na Open e duas na Soul (surfistas que não competem habitualmente), serão determinadas pelos resultados do Circuito Estadual Catarinense Universitário, que terá a decisão nos dias 8 e 9 de dezembro, na praia Mole. Na Soul, Daniel Froner, da Única, já está praticamente garantido.
O Confronto Brasileiro MCD de Surfe Universitário tem apresentação da Camberra, com o patrocínio da Lui Lui. Organização do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf. Apoio da Ford, New Advance e Bully´s. A etapa de Santa Catarina teve o apoio da Jeffrey?s Bay, Mother Ocean, Halleiwa, Federação Catarinense de Surf, Atlântida FM e Associação Catarinense de Surf Universitário.