Nas últimas semanas, a ISA – International Surfing Association anunciou a realização do World Adaptive Championship, primeiro campeonato mundial de surf adaptado, marcado para os próximos dias 24 ao 27 de setembro, no pico de La Jolla, Califórnia (EUA).
Foto: Ernesto Borges
Segundo os organizadores da prova, até o momento já foram confirmadas as participações de mais de 70 surfistas adaptados de 18 nacionalidades diferentes no evento realizado graças à parceria da ISA com a Challenged Athletes Foundation, Hurley, Stance e a Prefeitura de San Diego.
“O ISA World Adaptive Surfing Championship será um evento histórico para o esporte. Isso porque tem a ver com a construção de um mundo melhor. Reunimos competidores de diversos países neste campeonato inaugural e oferecemos uma plataforma de destaque para o crescimento internacional e o desenvolvimento de todas as disciplinas do surf adaptado”, comentou Fernando Aguerre, presidente da ISA.
Para o evento de estreia, quatro categorias serão disputadas:
– Stand: de pé
– Upright: sentado ou de joelho
– Prone: deitado
– Assist: contando com o auxílio de alguém
Início do evento
A janela de espera da competição começa esta semana, e alguns dos melhores surfistas adaptados de todo o mundo já confirmaram presença, como o havaiano Mike Coots, os americanos Jesse Billauer e Alana Nichols, o francês Eric Dargent, o italiano Fabrizio Passeti, além do brasileiro Alcino Neto, que representa o verde e amarelo tupiniquim na Stand com André Szucs e André Barbieri, enquanto Paulo Ricardo Curin de Souza e Henrique Saraiva competem na Upright, Felipe Lima na Prone e, fechando a lista, Eduardo Mayr na Assist.
Com 20 anos dedicados ao surf adaptado, Alcino, mais conhecido como Pirata, mantém uma escola de surf no Guarujá (SP) e atualmente, vê o quão importante foi o desenvolvimento de seu trabalho.
“É um sonho sendo concretizado, estou muito feliz com a realização dessa competição”, confessa o experiente surfista, que recebeu a notícia do evento ainda no ano passado, quando foi convidado para participar de reuniões da associação, e hoje tem envolvimento direto com a organização da prova.
O pico
Localizada em San Diego, La Jolla é o lugar perfeito para a competição, isso porque, além de ser um dos beach breaks mais famosos e emblemáticos da Califórnia, oferece uma ótima acessibilidade aos participantes.
“É o melhor lugar para a realização deste primeiro evento”, disse Pirata.
Foto: Bobak Ha’Eri /Wikipédia
Lendas do surf
Um comitê honorário foi formado e terá como presidente o sul-africano e campeão mundial Shaun Tomson, e Rob Machado como vice. Segundo os organizadores, a comissão foi criada com a intenção de assegurar ao evento o reconhecimento que ele merece.
Além de Shaun e Rob, Kevin Faulconer, Prefeito de San Diego, e outros 27 profissionais da indústria, entre atletas e empresários, também integram a comissão.
Premiação
Representando suas nações, os inscritos competirão por medalhas individuais e os quatro melhores de cada divisão serão coroados com o ouro, prata e bronze – respectivamente.
Confira abaixo o teaser emocionante da competição: