Ao longo do tempo, o surf passou de um esporte marginalizado a um estilo de vida, que hoje vai muito além dos limites da praia e passou a ser admirado e desejado. A indústria e o comércio do surf saíram dos quintais e das garagens, ganharam tecnologia e expertise empresarial, alcançando faturamentos antes inimagináveis. E no Brasil, o esporte teve início em Santos, na praia do Gonzaga, ainda nos anos 30.
A cidade onde o surf teve suas primeiras experiências está garantindo mais um importante avanço. A Câmara Municipal de Santos aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Sadao Nakai, propondo que a Associação Santos de Surf se torne entidade de utilidade pública. Agora, a resolução segue para a sanção do prefeito Paulo Alexandre Barbosa. O presidente da entidade, Marcos Andrade, discursou no plenário destacando os benefícios que serão gerados.
“Importante dizer que caso seja declarada como entidade de utilidade pública, a Santos Surf passará a ter maior representatividade e responsabilidade perante a sociedade e ao poder público, em relação à promoção da educação, esporte e cultura”, afirmou Marcos.
Segundo ele, a aprovação do projeto de lei será o reconhecimento da atuação da entidade em atividades destinadas a desenvolver o esporte, a educação, a proteção ao meio ambiente, bem como pesquisas históricas com intuito de fortalecer e promover a cultura do Surf na Cidade de Santos. “O objetivo é investir para colhermos resultados no futuro, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão social”, ressaltou.
Marcos fez questão de agradecer a iniciativa do vereador Sadao Nakai, subscrita pelos vereadores Sérgio Santana, Murilo Barletta e Marcelo Del Bosco Amaral, e ao diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, padrinho da entidade. “Tenho de agradecer ao Roberto Santini, também presidente da Associação Comercial de Santos, pela contribuição do Grupo A Tribuna e apoio irrestrito às ações da Santos Surf. Sua colaboração ao esporte, há mais de duas décadas foi fundamental para esse crescimento da modalidade”, enalteceu
O próprio Roberto Santini, presente à sessão, destacou a importância do ato. “Essa é uma noite histórica. O surf ganhará muito”, afirmou Roberto, lembrando sua ligação com o esporte nas ondas. “Há muitos anos, A Tribuna ganhou o título de jornal que deu mais espaço para o surf no Mundo, com o prêmio da ASP no Havaí. Em 1989 e 90 realizamos dois campeonatos brasileiros profissionais e há 19 anos temos o Circuito A Tribuna Colegial, unindo o esporte e educação, com a revelação de muitos talentos”, recordou.
“Também contribuímos com o Salva Surf, a iluminação do Quebra-mar, a urbanização do Parque Roberto Mario Santini, o Museu do Surf, a Escola do Picuruta. Tentamos sempre fortalecer esse esporte tão praticado na nossa região e que tem total ligação com o meio ambiente”, complementou.
O vereador Sadao reforçou que o projeto de lei é uma contribuição da Câmara a uma entidade que, certamente, promoverá uma grande contribuição à comunidade. “Através do incentivo ao esporte, da formação de jovens no mercado de trabalho e da defesa ambiental”, afirmou.
O presidente da Santos Surf comentou que ainda há muito a crescer e comemora outra grande conquista. No Hang Loose Surf Attack, o Paulista das categorias de Base, dois santistas se destacaram. Depois de 14 anos, a cidade voltou a ter um campeão paulista, com Yuri Beltrão na categoria petit, enquanto que Vinicius Parra terminou em terceiro no ranking estreante.
“Temos muito a fazer. Com apoio total da Secretaria Municipal de Esportes, estamos promovendo um circuito exclusivo para santistas, com objetivo claro de revelar e formar novos valores. Também temos três projetos aprovados do Promifae, o Programa Municipal de Incentivo, para garantir uma estrutura ao esporte em 2015. O objetivo é sempre evoluir”, completou.
FESTIVAL – Depois do sucesso das duas etapas exclusivas para as categorias de base, a Associação Santos de Surf promoverá o Festival Santos Surf, agora contando com as categorias open, master, longboard e Sup. O evento será realizado em um único dia, exclusivo para santistas, com período de espera pelas melhores condições de ondas no Quebra-Mar, a partir da próxima segunda-feira (24).
O Circuito Santos de Surf 2014 é uma realização da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), com organização da Associação Santos de Surf, patrocínio da Sthill, apoios de Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias e Federação Paulista de Surf.