Maresia Brasileiro Amador

Equilíbrio marca segunda etapa

0

As ondas de Itamambuca recebem a próxima etapa do Maresia Brasileiro Amador. Foto: Renato Boulos.

Tradicional celeiro de talentos, o Maresia Brasileiro de Surf terá, neste fim de semana, durante a segunda etapa, marcada para Ubatuba (SP), uma disputa equilibrada entre as equipes dos 14 estados participantes. A que mais chama atenção é confronto entre os estados de São Paulo e Rio Grande do Norte, que estão empatadas na liderança do ranking 2009.

 

Agora, na praia de Itamambuca, de sexta-feira até domingo, os dois times não só tentam se isolar na ponta da tabela de classificação, como se distanciarem de Santa Catarina, terceira colocada, e também de Rio de Janeiro e Ceará, que dividem a quarta colocação.

 

Saturnino Borges, diretor-técnico da Federação de Surf do Rio Grande do Norte, acredita que os paulistas levam vantagem na briga particular com os potiguares. “Devemos ir para Ubatuba desfalcados, o que deve facilitar a vida de São Paulo, ainda mais que competirão em casa, nas ótimas ondas de Itamambuca?, afirmou o dirigente.

 

Djackson Paulino é um dos destaques entre os potiguares. Ele é o líder da categoria Open. Entre os paulistas, Juliana Meneghel está na ponta na Feminino Júnior. Mas não são apenas os dois estados que têm seus representantes no topo do ranking do torneio. Ian Gouveia, pernambucano radicado em Santa Catarina, é o primeiro na Júnior e a capixaba Bárbara Seggato encabeça a lista na Feminino Open.

 

Segundo a Confederação Brasileira de Surf (CBS), 192 atletas, de 14 estados (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE e PA) devem participar desta segunda etapa. Ao todo, seis categorias estarão em disputa: Iniciante, Mirim, Júnior, Open, Feminino júnior e Feminino Open.

 

O Circuito Brasileiro de Surf é realizado desde 1988 e já revelou grandes nomes do surfe nacional, como Fábio Gouveia, Peterson Rosa, Ricardo Toledo, entre outros. Para Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), além de o evento ser um dos principais celeiros de talentos do País, este é o único torneio nacional disputado por equipes.

 

“Esse é o grande diferencial. Os mais novos aprendem com os mais velhos e trocam experiências e valores importantes, como ter espírito de equipe. É uma verdadeira festa na areia?, afirmou Barros.

 

Após a disputa desta segunda prova em Ubatuba, os primeiros colocados no ranking das categorias Open, Júnior e Feminino Open garantem vaga na equipe brasileira que representará o Brasil nos Jogos Mundiais de Surf, que acontece na Costa Rica, entre os dias 1 e 8 de agosto.

 

Os surfistas interessados em participar da segunda etapa Maresia Brasileiro de Surf devem comparecer na área de competição, no canto direito da praia de Itamambuca, nesta quinta-feira (14), das 14 horas às 18 horas, e procurar o diretor de prova Marcos Bukão. Vale lembrar que as vagas são limitadas.

 

A segunda etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS), tem o patrocínio da Maresia. Os co-patrocinadores são Bad Boy, Cast Laminação, Pranchas Zecão, Movie Action, Rhyno Foam, Ha Long, Mutuca, Escola Zecão de Surf. O apoio é da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf, Revista Fluir, site Waves.com.br, Governo do Estado de São Paulo ? através Secretaria da Juventude Esporte e Lazer ?, Prefeitura de Ubatuba, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.

 

Ranking por equipes depois da primeira etapa

 

1º São Paulo, 1.000 pontos

1º Rio Grande do Norte, 1.000

3º Santa Catarina, 810

4º Rio de Janeiro, 729

4º Ceará, 729

6º Paraíba, 590

7º Bahia, 539

8º Espírito Santo, 478

9º Pernambuco, 430