Jogos Sul-Americanos

Equipe brazuca invade Uruguai

Gabriel Medina, Punta del Este, Uruguai

Gabriel Medina sobrevoa Punta del Este durante treino para os Jogos Sul-Americanos de Praia. Foto: Wander Roberto / COB.

Modalidade altamente praticada por jovens do mundo inteiro, o surfe traz para os Jogos Sul-americanos de Praia, em Punta del Este, uma equipe formada pelos melhores atletas da nova geração, com potencial para seguir os passos de Teco Padaratz, Silvana Lima, Fabio Gouveia, Adriano de Souza, entre tantos outros surfistas que colocaram o Brasil na elite mundial do esporte.


Clique aqui para ver as fotos

 

A competição no Uruguai tem mais um aspecto que valoriza a participação da modalidade: pela primeira vez na história, o surfe vai participar de um evento com a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), na América do Sul.

As baterias serão disputadas na praia de Montoya e o período de espera por boas ondas tem início a partir desta quarta-feira, dia 9.

 

Miguel Pupo também exibe habilidade no free surf. Foto: Wander Roberto / COB.

A tendência é de que as ondas estejam em torno de um metro. “Trouxemos para o Uruguai o que o Brasil tem de melhor atualmente em termos de revelações. Nossa expectativa é de mostrar à Família Olímpica que o surfe tem condições de participar dos Jogos Olímpicos futuramente. Estamos muito felizes em poder contribuir para o esporte brasileiro. Esperamos trazer muitas medalhas de ouro e desta forma conquistar o lugar mais alto do pódio nesta competição inovadora”, comentou Juca Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surfe.

 

A delegação é composta por Alejo Muniz, campeão Mundial Sub 18, na França, em 2008; Jadson André, campeão mundial Sub 18, em Portugal 2007, terceiro colocado no WQS 2009 e classificado para a primeira divisão do surfe, o World Tour, no ano que vem; Miguel Pupo, vice campeão mundial Sub 18, no Equador, em 2009; Gabriel Medina, vice campeão mundial Sub 16, no Equador, em 2009, revelação do ano de 2009 e campeão de uma etapa do WQS seis estrelas, em Florianópolis, em agosto de 2009; Gabriela Leite, campeã brasileira Sub 18 de 2009; e Camila Cássia, campeã brasileira Sub-18 de 2008, medalha de bronze pela ISA, em Portugal 2008, e campeã pan-americana de 2009.

“Estou amarradão com a organização do evento e a estrutura que o COB está nos proporcionando. Pela primeira vez o surfe está participando de uma delegação junto com outros esportes. Fico feliz de fazer parte da história do esporte. Aqui temos transporte, uniforme, fisioterapia. O que nos dá tranquilidade de só pensar na competição. Em nossas viagens pelo circuito não temos esta estrutura. Acho que o campeonato será muito bom. A qualidade da onda está excelente”, declarou o potiguar Jadson André de 19 anos e que acaba de se qualificar para a primeira divisão da modalidade e ano que vem disputará o World Tour.

Exit mobile version