Equipe catarinense larga na frente no brasileiro

0

Willian Cardoso faturou a categoria Júnior na primeira etapa do brasileiro amador. Foto: Phillipe Demarsam.
Em ondas de até 1,5 metros com formação regular, foram definidos os campeões da etapa de abertura da Taça Roberto Valério / Maresia Brasileiro de Surf 2004, encerrada neste domingo (2/5) na praia do Francês, em Marechal Deodoro, Alagoas.

 

Na disputa por equipes, os catarinenses fecharam com chave-de-ouro a bela campanha na etapa, deixando para trás os times do Rio Grande do Norte (2o.), São Paulo (3o.) e Bahia (4o.).

 

Na final da Feminino Open, o duelo entre duas campeões do circuito brasileiro levantou o público na praia do Francês.

 

Catarinenses largam na frente na briga pela Taça Roberto Valério. Foto: Rosenval Rolins.
Atual número um da categoria, a potiguar Krisna de Souza não deu mole e venceu a catarinense Marina Werneck, campeã Júnior 2003. A terceira posição ficou com a paraibana Diana Cristina, de apenas 14 anos, seguida pela baiana Lia Mesquita, quarta colocada. 
 

A paranaense Nathalie Martins, 13, surpreendeu as adversárias na Feminino Júnior e ficou com o título da categoria ao derrotar Diana Cristina (PB), Luíza Romann (SP) e Bruna Schimitz (PR) numa disputa bastante acirrada.

 

O título Mirim foi duelado até os instantes finais pelo cearense Charlie Brown e o baiano Rudá Carvalho, que partiu para o tudo ou nada em

Natalie Martins surpreendeu e ficou com o título no Feminino Júnior. Foto: Chico Padilha.

sua última onda e tentou tirar o caneco das

mãos de Charlie com um belo aéreo 360º.

 

Porém, o baiano não conseguiu completar a manobra e ficou com a segunda posição, deixando para trás os paulistas Aristide Tavares (3o.) e Wiggolly Dantas (4o.).

 

Na decisão da Júnior, Willian Cardoso (SC) venceu um confronto emocionante contra o alagoano Eduardo Fernandes (2o.), o paulista Bruno Caraça (3o.) e o baiano Bruno Galini, quarto colocado.

 

A torcida local vibrou muito com a performance de Fernandes, que deu um lindo tail slide numa onda da série e recebeu 9.65 dos juízes.

Krisna de Souza levou o Feminino Open. Foto: Chico Padilha.

 

Cardoso, que já tinha uma boa nota, veio na onda seguinte e deu o troco com a mesma moeda, chutando a rabeta da prancha e mandando uma batida na junção para somar 9.00 pontos e garantir o título da etapa.

 

Com o resultado, Cardoso lidera a briga por uma vaga na segunda edição do ISA World Junior Surfing Championships 2004, que acontece de 5 a 12 de dezembro no Tahiti. 

 

Em 2003, nas ondas de Durban, África do Sul, o catarinense ficou com o vice-campeonato da Júnior, sendo derrotado pelo australiano Ben Dunn.

Diana Cristina ficou em terceiro na Open e foi vice na Júnior. Foto: Chico Padilha.

 

O time da Confederação Brasileira de Surf (CBS) é composto por quatro juniores, quatro mirins e quatro atletas na Feminino Júnior. 

 

Na Iniciante, a molecada de até 14 anos literalmente destruiu as ondas do Francês. Uma vitória conquistada nos últimos minutos da bateria decisiva rendeu o título da categoria ao potiguar Jádson André, que deu show nos três dias de competição.

 

O segundo lugar ficou com o catarinense Alejo Muniz (2o.), seguido pelo baiano Marco Fernandez (3o.) e pelo catarinense Ricardo Santos (4o.).

 

Saulo Carvalho comemora a vitória na categoria Open. Foto: Chico Padilha.
Na Open, o ex-surfista profissional Saulo Carvalho deu um show nas ondas do Francês.

 

O paraibano abriu a bateria com uma nota 7.50, marcou um 8.80 em seguida e fechou a primeira etapa do circuito brasileiro com chave-de-ouro ao conseguir a única nota 10 unânime da competição depois de destruir uma esquerda com várias pauladas e floaters.

 

?A Federação Paraibana enviou um ônibus com nossa equipe há 15 dias para treinar aqui na praia do Francês, acho que isso foi muito

importante. Estava em sintonia com as ondas e, graças a Deus, consegui uma bela vitória?, comemorou Carvalho.

 

Equipe paulista ficou com a terceira colocação no evento. Foto: Chico Padilha.

A segunda posição na Open ficou com o baiano James Christian, que abusou dos aéreos para tentar reverter o resultado, deixando seu conterrâneo Marcelo Alves em terceiro e o paulista Bruno Caraça na quarta posição. 

 

Durante a premiação, a 200 Milhas fez uma homenagem ao pentacampeão brasileiro Marcondes Rocha, recordista de títulos no circuito. O alagoano recebeu uma placa e foi ovacionado pelos conterrâneos.

 

O próximo palco da Taça Roberto Valério / Maresia Brasileiro de Surf 2004 é o Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 11 de julho, em local a definir.

 

A primeira etapa da Taça Roberto Valério / Maresia Brasileiro de Surf 2004 teve o patrocínio da Maresia, co-patrocínio da 200 Milhas e apoio da Bali Surf Shop, Litoral 655, Teccel, Double Up Surfboards, Pousada Marisia, Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e AL Esportes. A realização foi da Confederação Brasileira de Surf (CBS), em parceria com a Federação Alagoana de Surf (Falsurf). O evento teve a supervisão do Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 

Clique aqui e confira a galeria de fotos.

  

Resultados
 

Open
 

1 Saulo Carvalho (PB)

2 James Christian (BA)

3 Marcelo Alves (BA)

4 Bruno Caraça (SP)

 

Júnior

 

1 Willian Cardoso (SC)

2 Eduardo Fernandes (AL)

3 Bruno Caraça (SP)

4 Bruno Galini (BA)

 

Mirim
 

1 Charlie Brown (CE)

2 Rudá Carvalho (BA)

3 Aristide Tavares (SP)

4 Wiggolly Dantas (SP)

 

Iniciante
 

1 Jádson André (RN)

2 Alejo Muniz (SC)

3 Marco Fernandez (BA)

4 Ricardo Santos (SC)

 

Feminino Open
 

1 Krisna de Souza (RN)

2 Marina Werneck (SC)

3 Diana Cristina (PB)

4 Lia Mesquita (BA)

 

Feminino Júnior
 

1 Nathalie Martins (PR)

2 Diana Cristina (PB)

3 Luíza Romann (SP)

4 Bruna Schmitz (PR)

 

Equipes
 

1 Santa Catarina 164

2 Rio Grande do Norte 150

3 São Paulo 145

4 Bahia 140

5 Rio de Janeiro 116

6 Alagoas 115

7 Paraíba 109

8 Paraná 97

9 Pernambuco 72

10 Sergipe 68

11 Ceará 63

12 Pará 30

13 Espírito Santo 8

14 Rio Grande do Sul 3