No ano passado, eles completaram os 75 km de remada em menos de sete horas, ficando entre os top 10 da prova. Nesta edição, os canoístas da equipe Ohana Kai Brasil aparecem, novamente, como destaques no 14º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas, no próximo dia 4. O time misto (composto por homens e mulheres) competirá com uma formação forte e experiente, incluindo o ‘waterman’ Alemão de Maresias, sem dúvida, uma atração na disputa.
Mais do que força, o capitão da equipe, Marcelo Dias, destaca dois pontos fundamentais para uma boa performance neste tipo de evento, estratégia e harmonia. “A Volta à Ilha de Santo Amaro é sempre uma loucura. Primeiro, temos de organizar toda a logística, apoio. Esse já é um grande desafio”, afirma o canoísta.
“Depois, tudo pode acontecer. Nunca um ano é igual ao outro. Pode entrar frente fria com ventos, ondulação de sul ou vento leste forte, maré enchendo na boca do rio ou maré seca em algum outro trecho. Realmente podemos encontrar qualquer situação e temos de estar preparados sempre. Apesar de cada um morar em lugar diferente, todos estão treinando individualmente e temos um ponto em comum, harmonia e respeito um pelo outro e pelo mar. Na canoa, isso é ser um remador forte”, fala.
Ele é um dos lemes da equipe, dividindo a tarefa com Alemão, nos momentos de downwind. “Revezamos. Quando ele está no leme, faço banco de força. O importante é o respeito e harmonia que cada um tem com o outro. Somos nove líderes dentro de uma canoa e tudo dá certo pela admiração que um tem pelo outro. Juntos somos mais fortes e isso é Va’a”, comenta.
Mesmo com outros nomes de ponta na canoa, Marcelo faz questão de enaltecer a participação de Alemão de Maresias. “O que falar dele em questão de experiência e segurança no mar. Não conhece ninguém melhor do que ele. A presença e poder de liderança sem igual. Ele junto traz uma tranquilidade”, elogia, também apresentando outros nomes fortes: “Tem a Taís Amorim, atleta de corrida de aventura, a Naomi Costa, super atleta de natação e sup, a Ludmila, profissional de crossfit e fisiculturismo, e o Tiago Bove, surfista, educador físico e também waterman”.
A relação de Marcelo Dias com as canoas havaianas é muito próxima e hoje ele comanda a Base Alpha Outdoor Sports, em Ilhabela. A estrutura se tornou referência em treinamento de diversos esportes como corrida, stand up paddle, kitesurf, Wind surf, natação, surf, triatlhon e, claro, canoa havaiana. “Somos três atletas, eu, o Paulo dos Reis, super campeão de sup e canoa, e a Fernanda Castilho. Juntamos força e criamos a base, para treinos, iniciação”, anuncia, lembrando que Paulo dos Reis estará na equipe Samu masculina, a recordista da prova.
O 14º Desafio Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoas Havaianas será realizado no dia 4, com largada e chegada na Praia da Aparecida, em Santos, e o trajeto passando por Guarujá e Bertioga, em trechos de mar e de rio. No total, serão 31 equipes, número recorde no Continente.