Eraldo Gueiros fatura Big Trip

Eraldo Gueiros faturou o Big Trip 2002 com esse onda de 25 pés em Mavericks

O pernambucano Eraldo Gueiros foi o campeão da quarta edição do Big Trip e levou a bolada de R$ 30 mil, oferecida pela revista Trip pela maior onda da temporada.

A decisão e entrega dos prêmios foi realizado na última segunda (17/06) no bar e restaurante Piranha (SP), reunindo grandes nomes do surf, como Ricardo Bocão, Rodrigo Resende, Garret Mcnamara, Romeu Bruno, entre outros.

Gueiros tinha duas ondas na final contra uma do parceiro Carlos Burle. A decisão foi difícil e os juízes utilizaram recursos de computação gráfica para apurar o resultado, com a sobreposição do surfista na onda, além de levarem em conta a condição do mar em geral, pois no dia que Eraldo dropou estava maior.

?Foi superdifícil julgarmos qual foi a maior onda entre as três finalistas. Como uma era filmagem e a outra não, perdemos um pouco a referência do lip e da base da onda. Os recursos de computação foram decisivos, tanto é que o resultado foi unânime?, analisa Luciano Ferrero, editor de fotografia da revista Fluir e um dos jurados do evento.

O surfista dropou uma craca de 25 pés em Maverick’s, Califórnia (EUA), registrada pelo cinegrafista Curt Myers, que embolsou um prêmio de R$ 5 mil pela segunda vez no Big Trip (a primeira foi em 2001 com o registro da foto vencedora de Rodrigo Resende).

“Fiquei muito feliz. Quando entrei na água, já tinha a intenção de pegar uma onda para disputar o Big Trip. Realmente o mar foi um dos maiores da temporada. A onda que peguei tinha cerca de 25 pés”, disse Gueiros.

“Agora, quero curtir o título, pois foi uma conquista muito importante para minha carreira”, contou o big rider em entrevista feita por telefone.

Segundo Paulo Lima, editor da revista Trip e idealizador do evento, este ano foi a consolidação do Big Trip.

“Neste ano tivemos mais acesso à tecnologia, diferente dos outros anos, quando tínhamos que medir a onda com régua. Esse evento serviu para jogar um pouco de luz numa categoria do surf que era um pouco outsider, a dos big riders. Esse era o objetivo e tem sido cumprido. Agora, vamos fazer uma série de reuniões para recriar o evento para o próximo ano?, explica Lima.

Ele adiantou que em 2003 o Big Trip terá também a categoria Tow-In e uma série de inovações que surpreenderão a galera.

Vencedor por três vezes consecutivas do concurso, o big rider Rodrigo Resende não concorreu ao prêmio e assumiu o papel de jurado nesta edição do evento.

“Esta temporada me dediquei mais ao Tow-In e foi uma das piores em ondas grandes. Tivemos apenas dois grandes swells, um deles competi no Tow-In World Cup (ele ganhou o evento realizado em Jaws, Hawaii) e o outro perdi porque estava no Brasil”, explica o atleta.

“O Big Trip foi uma das melhores coisas que aconteceu para o surf de ondas grandes no Brasil, pois deu um grande impulso à categoria. Hoje, você pode constatar em picos na Califórnia, ou no Hawaii, que os brasileiros são maioria no outside. O nível técnico dos brasileiros aumentou muito depois que a Trip começou a dar esse incentivo”.

“O título para o Eraldo foi muito justo. Ele merece muito e de todas as ondas que vi, a dele foi a maior, com certeza”, afirma o carioca.

Confira o resultado do evento:

1) colocado: Eraldo Gueiros – por Curt Myers (Maverick’s)
2) colocado: Carlos Burle – por Frank Quirarte (Maverick’s)
3) colocado: Eraldo Gueiros – por Frank Quirarte (Maverick’s)
4) colocado: Sylvio Mancusi – por Claudio Aquino (Maverick’s)
5) colocado: Evaristo Kiko – por Alejandro Berger (Waimea)
6) colocado: empate: Daniel Hardman – por Bruno Lemos (Waimea)/Rodrigo Jorge – por Francisco Chagas (Waimea)
7) colocado: Danilo Couto – por Bruno Lemos (Waimea)
8) colocado: empate: Marco Polo – por Bruno Lemos (Waimea)/Fábio Gouveia – por Grant Ellis (Sunset)

Para obter mais informações visite o site www.bigtrip.com.br .

Exit mobile version