Quiksilver Pro Portugal

Ericeira agora é Prime

0

Cartaz do Quiksilver Pro Portugal 2011. Foto: Reprodução.

O Quiksilver Pro Portugal regressa à Ericeira, Portugal, entre os dias 14 e 19 de Junho, agora válido como evento Prime. Será o primeiro deste nível na perna europeia de 2011, com premiação de US$ 250 mil.

Entre os 96 surfistas internacionais esperados no famoso point break de Ribeira d’Ilhas, encontram-se vários atletas que competem no circuito mundial da ASP, entre eles, o português Tiago Pires, natural da Ericeira e que atualmente ocupa a quarta posição no ranking mundial.

 

O surfista se integrou, recentemente, a equipe da Quiksilver, marca na qual iniciou sua carreira e à qual pertence o seu amigo de longa data, Jeremy Flores (Fra), que ocupa a nona colocação no ranking e foi o melhor europeu no circuito mundial da ASP em 2010, deixando sua marca, ao vencer o tradicional Pipe Masters, no Hawaii, no último mês de dezembro.

O Quilsilver Pro Portugal será transmitido ao vivo pela Internet, com comentários em português de Maria Ventura e Diogo Alpendre, ambos jornalistas, e Bruno Charneca, um dos pioneiros do surf português. Os comentários em inglês serão feitos por Jake Paterson (Aus), antigo surfista da elite do surf mundial, e pela dupla britânica composta pelo Campeão Mundial de 1989, Martin Potter e Spencer Hargraves.

Esta é uma competição de caráter móvel, que permite o deslocamento para praias próximas de Ribeira d’Ilhas, buscando oferecer aos atletas participantes as melhores condições possíveis.

Tratando-se do primeiro evento Prime de 2011 em solo europeu, o Quiksilver Pro Portugal é também, a oportunidade ideal para a Quiksilver abrir a nova loja Tiago Pires Boardriders, na Ericeira. Depois das lojas de Capbreton e de Paris, ambas na França, a Quiksilver inaugura, agora, a terceira loja bandeira Boardriders, que acolherá também, os escritórios da empresa em Portugal. O prédio inclui, ainda, uma escola de surf, apoiada por Tiago Pires, e um skate park aberto ao público.

O circuito ASP Prime, que integra 11 provas, com uma premiação de US$ 250 mil, é o mais importante depois do circuito mundial ASP WT, atualmente reduzido a 34 atletas. Apenas os melhores 96 surfistas masculinos do ranking mundial da ASP, que abrange todos os profissionais, incluindo os 34 atletas que lutam pelo título mundial, são convidados a participar.

 

A lista de convidados pode ser extensível além do top 96 do ranking mundial, dependendo do número de inscrições de surfistas pertencentes ao circuito mundial ASP. O vencedor de uma prova Prime ganha 6.500 pontos e 40 mil Euros em premiação.

 

Vencer uma prova Prime significa um resultado valioso, que permite ao surfista conquistar pontos importantes para a qualificação ou manutenção na elite, o que encoraja muitos atletas do circuito mundial da ASP a participar deste tipo de evento.

 

No Quiksilver Pro Portugal estarão presentes os melhores surfistas do mundo, como Tiago Pires, Jeremy Flores, o ex-campeão mundial CJ Hobgood e o seu irmão Damien (EUA), Patrick Gudauskas (EUA), o sul-africano Travis Logie e Josh Kerr (Aus). Da Europa, Marc Lacomare (Fra) e Aritz Aranburu (Euk), também garantiram presença.
A organização vai ainda anunciar os dois wildcards, próximo da data de realização do evento.

 

Entre os brasileiros integrantes da elite mundial, confirmaram presença o potiguar Jadson André, o cearense Heitor Alves e o carioca Raoni Monteiro.