Escola Municipal de Ubatuba vence Surf School

A galera da Escola Municipal de Ubatuba comemora a vitória em Maresias

#A Escolinha Municipal de Ubatuba foi a vencedora da etapa de abertura do segundo Quiksilver Surf School, realizado no último domingo (28/07), na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de SP.

Com a vitória, os atuais campeões abriram caminho para o bicampeonato no circuito exclusivo para escolinhas de surf, deixando em segundo lugar a Escolinha da praia da Baleia, de São Sebastião, e na sequência, a Pro Kids, de Guarujá, e a Escolinha da Riviera, de Bertioga.

A competição foi disputada no sistema tag team, revezamento, onde vence o time que somar o maior número de pontos nas 15 ondas surfadas (três por atleta). Foram 13 equipes participantes, cada uma com cinco atletas – um da Júnior (até 18 anos), um da Mirim (no máximo 16), um da Iniciantes (limite de 14), um da Grommets (até 12) e uma do Feminino.

O que se viu foram disputas acirradas, já que as equipes tinham 50 minutos para surfar 60 ondas, uma média de mais de um onda por minuto. Os ubatubenses arriscaram tudo, deixando o atleta da categoria Júnior (teoricamente o mais forte), Rogério Ramos, ter mais tempo para escolher as boas ondas, e os outros quatro apenas administraram a vantagem e recuperaram o tempo perdido, pegando ondas rapidamente e sem muito critério.

#O objetivo era terminar a disputa antes das outras escolinhas, o que valia mais dois pontos de bônus.

A estratégia deu certo e Rogério abriu muito bem a bateria final, com uma nota 6,5, que ele dobrou (em cada time há um atleta que escolhe uma das ondas para ter o valor duplicado). Depois, ele garantiu mais uma onda 6,5 pontos e o time manteve a vantagem na liderança.

Mesmo contando com atletas de destaque nas categorias mais baixas, como Mateus Toledo, bicampeão paulista Petit e campeão estadual Grommets, o time vencedor não quis arriscar e terminou a decisão oito minutos antes do tempo, ganhando a bonificação.

Mas antes de terminar a bateria, o sufoco foi grande. A Escolinha da Baleia e a Pro Kids tinham chances de virar. Carlos Nóbrega, da Baleia, assustou, assegurando uma nota 4 e ficou precisando de 3,46, mas no final só tirou 0,75.

No resultado final, os vencedores somaram 28,65 pontos, contra 25,95 da Escolinha da Baleia, 22,20, da Pro Kids, e 13,70 da equipe da Riviera, considerada a revelação da etapa.

“Foi na raça. Não tenho modéstia em falar que desta vez demos um show de tática. Isso mostrou que nesta competição vale o coletivo”, festejou Alberto Jacob, técnico de Ubatuba, que comanda a escolinha desde o seu início, em abril de 95.

“São sete anos de trabalho, muitos campeões revelados. Temos de agradecer à Prefeitura, pelo grande apoio, mas estamos sem patrocínio, que nos ajudaria muito a melhorar ainda mais”, acrescentou.

Junto com Rogério e Mateus, o time de Ubatuba contou com Gustavo Araújo (Iniciantes), Anderson Coutinho (Mirim) e Jahaia Bettero (Feminino), além dos reservas Tamae Bettero, Lucas Cordeiro e Carol Araújo.

Os vice-campeões também ficaram felizes com o resultado. A escolinha caçula do litoral paulista mostrou que tem um time forte e que vai dar trabalho, para a alegria da torcida local, que comemorava com muita festa a cada onda.

“Vamos manter este trabalho com muita humildade, buscando mostrar os nossos valores”, disse o técnico Marcelo Aguiar, que competiu com os surfistas Tide Tavares, Robson Santos, Fernanda Bonello, Pedro Aguiar (seu filho) e Carlos Nóbrega.

Na semifinal ficaram as escolinhas do Píer, de Mongaguá, e a Municipal de Itanhaém, em quinto lugar, e a Escolinha do Zecão, também de Ubatuba, e do Ademir, outra de Guarujá, na sétima colocação.

A etapa contou, ainda, com a disputa Actual, uma bateria só para surfistas da categoria Grommets, com vitória de Elton Santos, da Escolinha do Zecão. Também merece destaque a participação da Escolinha de Saquarema, do Rio de Janeiro, que revela talentos há nove anos, entre eles o profissional Raoni Monteiro.

O Quiksilver Surf School terá quatro etapas. A próxima disputa está marcada para o dia 25 de agosto, na praia da Barra, no Rio de Janeiro.

Exit mobile version