Dia de festa

Escolinha Radical comemora aniversário

Valdemir Corrêa exibe primeira prancha adaptada para deficientes visuais

Valdemir Corrêa exibe primeira prancha adaptada para deficientes visuais. Foto: Victor Miranda.

Primeira escola pública do país de iniciação ao surf e com grande foco na área social, a Escolinha Radical Semes/Sthill completou 15 anos de história nas ondas de Santos (SP).

 

A comemoração foi realizada na última sexta-feira (15/6), na sede da escola, localizada à praia do José Menino, com muita festa, com direito até a bolo de aniversário, e uma novidade que vai marcar a história da modalidade no mundo.

 

Com a vasta experiência nesses 15 anos, o professor Cisco Araña, coordenador da unidade desde o início, criou uma prancha inovadora para aulas a portadores de deficiência visual.

 

O equipamento foi desenvolvido dentro da oficina da Escolinha, com ajuda de Valdemir Pereira Corrêa, primeiro deficiente visual que se tem notícia no Brasil a praticar surf e aluno há 10 anos.

 

Vários detalhes diferenciam o equipamento, facilitando movimentos, potencializando a sensibilidade. ?Foram 10 anos trabalhando para adaptar a prancha?, comenta Cisco.

 

Entre os destaques estão o material, feito em EVA, borracha macia, a longarina em relevo para definir o centro, e dois frisos nas bordas, um para colocar a mão na hora da subida, e outro para o polegar, dando mais segurança.

 

Outra inovação pensada por Cisco foi quando o atleta cai da prancha. ?E se a cordinha arrebenta. O deficiente visual tem de saber onde a prancha está. Eu estava em casa e vendo o chocalho da Nicole (sua filha) tive a idéia e coloquei chocalhos no bico e na rabeta. Assim ele pode escutar aonde a prancha vai?, conta Cisco.

 

Valdemir, era só alegria. Aos 37 anos de idade, ele perdeu completamente a visão aos 24 e começou na escolinha, após escutar uma entrevista de Cisco numa rádio.

 

De lá para cá, muita coisa mudou em sua vida. ?O surf abriu as portas para outros esportes, como capoeira, caratê, judô e kobu-dô. O surf também ajuda a mudar a mentalidade do pessoal?, afirma Val, como é conhecido.

 

Durante a festa de 15 anos, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa anunciou melhorias e ampliação na estrutura física da escolinha.

 

A festa contou também com homenagens a vários alunos, como Reiko Konno, 78 anos, e Fusae Nishida Uramoto, 76, que freqüentam as aulas há seis anos e já surfam de pranchão.

 

Criada pela Prefeitura de Santos, através da Semes, em parceria com a Sthill desde a sua criação, a Escolinha Radical funciona no Posto de Salvamento 2, na praia do José Menino, entre os canais 1 e 2.

 

Vale destacar que a Sthill está no mercado há 19 anos e conta com lojas em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.

 

A responsabilidade social é uma das metas da empresa e, além da Escola Radical, em parceria com a Prefeitura de Santos, há o patrocínio ao Circuito A Tribuna de Surf Colegial.

 

Para obter mais informações, visite o site sthill.com.br .

 

Exit mobile version