Depois de dois dias de disputas, a equipe do Espírito Santo está na frente na pontuação geral por equipes da segunda etapa do Brasileiro Maresia de Surf. A competição está sendo disputada no canto direito de Itamambuca, Ubatuba (SP), e termina neste domingo.
Clique aqui para ver as fotos
Com o bom desempenho de atletas como Bárbara Segatto e Kristian Kimmerson, os capixabas somam até agora 98 pontos e arrancam elogios de organizadores e especialistas do surfe. Logo atrás, está o Ceará, com 90. São Paulo, campeã da primeira etapa, realizada no Ceará, segue em terceiro, com 84.
Para Marcos Bukão, diretor de prova da Confederação Brasileira de Surf (CBS), a grande surpresa deste campeonato é a briga particular entre as equipes capixaba e cearense. “Espirito Santo e Ceará estão quebrando a hegemonia de São Paulo e de Rio de Janeiro, que sempre dividiam as primeiras
colocações. Há um equilíbrio muito grande nesta segunda etapa. A categoria que mais me impressionou até agora foi a Mirim?, afirmou Bukão.
Em Ubatuba, além de se enfrentarem por equipes, os surfistas também disputam seis categorias individuais: Iniciante (até 14 anos), Mirim (até 16), Júnior (até 18 anos), Open, Feminino Júnior e Feminino Open.
No segundo dia de baterias, o sol voltou a brilhar na praia de Itamambuca e o mar melhorou, propiciando ondas de 1 metro e vento sul. Na categoria Open, o baiano Marcos Fernandez foi o melhor do dia e avançou à semifinal na primeira posição, com 13,75 pontos.
Outros destaques foram o paulista Dárcio Dias (11,20), o cearense Artur Silva e o capixaba Kristian
Kimmerson, ambos com 10,75 pontos. O primeiro colocado no ranking geral da Open garantirá vaga na equipe brasileira que irá à Costa Rica, em agosto, para competir nos Jogos Mundiais de Surf. Os melhores da Júnior e Feminino Open também se classificam para surfar nas ondas costarriquenhas.
Na Júnior, o destaque do dia foi o paulista Gabriel Medina. O garoto de 15 anos obteve a maior pontuação: 14,25. Estão na briga pelo topo da categoria o catarinense Santiago Muniz (13,40), o paulista Caio Belli e
Kristian Kimmer.
“Achei boas ondas na minha bateria. Mas a semifinal será complicada. A categoria Júnior está muito forte e espero melhorar amanhã (domingo) para brigar pela vaga na Costa Rica. Representar o Brasil nos Jogos Mundiais é o sonho de todo surfista?, afirmou Medina, que é vice-campeão mundial Sub-16.
Já Santiago, que tem na família o incentivo do irmão, Alejo Muniz, campeão do WQS 6 estrelas em Portugal e vencedor da primeira etapa do Maresia Paulista Pro 2009, afirmou que seu mau desempenho na Open o ajudou a crescer na competição. “Encarei cada onda como se fosse um pote de ouro. O
meu irmão (Alejo) é o maior exemplo de guerreiro. Tento seguir os passos dele e ser pelo menos 40% do que ele é?, disse o novato, de 16 anos.
A segunda etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS), tem o patrocínio da Maresia. Os co-patrocinadores são Bad Boy, Cast Laminação, Pranchas Zecão, Movie Action, Rhyno Foam, Ha Long, Mutuca, Escola Zecão de Surf. O apoio é da Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf, Revista Fluir, site Waves, Governo do Estado de São Paulo – através Secretaria da Juventude Esporte e Lazer -, Prefeitura de Ubatuba, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte.