A ESPN exibe nesta segunda-feira às 22 horas o documentário especial 10 depois do 11. Com aproximadamente uma hora de duração, o filme conta detalhes da primeira etapa da história do WT em Nova York (EUA).
O campeonato rolou na semana de 11 de setembro deste ano, dez anos depois do atentado terrorista que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center.
Durante a semana, homenagens aconteceram em eventos esportivos como no US Open de tênis, no início da temporada da NFL, e no show que o skatista Tony Hawk deu às margens do rio Hudson.
Na água, as ondas em Long Beach surpreenderam e rolaram clássicas durante dias. Segundo os locais, exatamente como há dez anos, quando os tubos rodavam perfeitos com a fumaça do WTC no horizonte.
Dessa vez, os vôos na região de Nova Iorque aterrorizaram novamente, mas pelo lado positivo. Kelly Slater mais uma vez quebrou e terminou a etapa com o décimo primeiro título mundial nas mãos.
As disputas nas quadras, campos e ondas ficaram marcadas pela lembrança dos atentados de 2001. Pouca gente falou das guerras e mortes que vieram a seguir. Seja como for, mais do que uma homenagem aos que ficaram pelo caminho, o esporte é uma celebração à vida.
O filme será reprisado no próximo dia 14 de dezembro às 21 horas na ESPN HD e no dia 17 de dezembro às 22 horas na ESPN Brasil.