Dos 16 surfistas brasileiros inscritos no Coca-Cola Surf, apenas três permanecem na disputa das oitavas-de-final da competição, válida como décima etapa do WCT 2002, com US$ 250 mil em prêmios e US$ 30 mil para o campeão: Guilherme Herdy, Renan Rocha e Rodrigo Dornelles.
Em mais um dia ensolarado e de muito calor na praia de Itaúna, a sexta-feira (25/10) foi marcada por ondas bem menores que ontem, com cerca de 1 metro. Com o swell abaixando rapidamente, rolaram as 12 baterias restantes da repescagem e 13 baterias da terceira fase, uma verdadeira maratona para os atletas, organizadores e, claro, imprensa.
A primeira baixa verde-amarela foi a do surfista local Raoni Monteiro, que não deu sorte e caiu num momento de poucas ondas, perdendo para o australiano Kieren Perrow a primeira disputa do dia, na quinta bateria da repescagem. Na seqüência, um confronto 100% brazuca, com vitória de Peterson Rosa sobre Danilo Costa.
Marcelo Nunes venceu a oitava bateria, contra o ianque Taylor Knox, mas acabou eliminado por Luke Egan na nona bateria da terceira fase. Ainda na repescagem, o carioca Vitor Ribas tinha a vitória quase garantida, mas deixou o aussie Richie Lovett virar mesmo de posse da prioridade.
Na 11a Paulo Moura sucumbiu ao ataque do estreante Dean Morrison, que avançou mais uma. Depois Fábio Gouveia contabilizou mais uma derrota para a seleção brasileira ao perder para o sul-africano Greg Emslie com uma má escolha de ondas. Na 14a bateria a torcida comemorou a vitória de Renan Rocha sobre Lee Winkler. Na última bateria da repescagem Guilherme Herdy despachou Nathan Webster e seguiu em frente.
Nessa altura a maré encheu e as ondas ficaram ainda mais escassas e gordas, dificultando o trabalho no outside. Outro fator negativo foi a água extremamente gelada que chegou a Saquarema nesta sexta, devido à corrente vinda do Cabo Frio. A terceira fase começou com uma bela atuação do veterano Mark Occhilupo sobre Paul Canning.
Occy garantiu mais uma vitória e vaga nas oitavas, onde pega o compatriota Beau Emerton. Este, por sua vez, foi o carrasco de Peterson Rosa na segunda bateria. O Bronco não conseguiu um bom posicionamento no pico e deu adeus à prova mais cedo. Na terceira bateria Teco Padaratz perdeu por uma pequena diferença para Nathan Hedge.
O australiano enfrenta agora o inglês Russell Winter, que eliminou o campeão mundial CJ Hobgood na quarta disputa da terceir fase. A quinta bateria teve um dos melhores confrontos do dia, ente Shane Dorian e Taj Burrow. Taj saiu vencedor com um aproveitamento melhor das ondas, depois de dominar boa parte da bateria.
Ele será adversário de Herdy nas oitavas, depois de o carioca ter vencido de forma convincente o floridiano Shea Lopez na sexta bateria.
Na disputa seguinte o catarinense Neco Padaratz sofreu um duro golpe ao perder para o australiano Michael Campbell. Depois de fazer duas finais seguidas, Neco não encontrou as ondas e, ao achar que sua onda havia sido mal julgada, xingou os juizes veementemente, mas não mudou sua condição de eliminado do evento.
Com a vitória, Campbell pega o monstro havaiano Andy Irons nas oitavas. O adversário poderia ser Léo Neves, se este tivesse superado o talento e a determinação de Irons na oitava bateria. Mesmo surfando em casa, Léo não conseguiu segurar a boa fase que vive o havaiano, sério candidato ao título mundial deste ano.
Seu maior rival, o aussie Luke Egan, despachou mais um brasileiro da prova, o potiguar Marcelo Nunes. Nunes tentou de tudo para virar o resultado, mas Egan segue firme na cola de Irons na busca pelo título da temporada. Na 11a bateria, Renan Rocha tratou de tirar o último dos Lopez do evento, Cory. Rocha pega o fenômeno australiano Mick Fanning nas oitavas, após o aussie ter vencido o amigo Luke Hitchings.
Por fim, na última bateria do dia, o gaúcho Rodrigo Dornelles fez a mala do terceiro colocado do ranking, o gordinho Mike Lowe, que vinha surfando muito na competição.
Pedra será o adversário da disputa entre Jake Paterson e Dean Morrison na 14a bateria desta fase. Na 15a se encontram Joel Parkinson e Greg Emslie, e na 16a Kieren Perrow pega Pat O’Connell.
Segundo Pedro Muller, diretor de prova do Coca-Cola Surf, existe a possibilidade de o campeonato ser encerrado neste sábado, já que a previsão para o domingo é de ondas ainda menores. “Tudo vai depender de como o mar amanhecer neste sábado. Aí, saberemos qual decisão tomar”, afirmou Muller.
A competição recomeça às 7 horas deste sábado, com as últimas disputas da terceira fase. Para mais informações e para acompanhar os resultados on-line acesse ASP World Tour e ASP South America.
Confira os resultados do terceiro round:
1) Mark Occhilupo (Aus) 16.25 x Paul Canning (AfrS) 14.00
2) Peterson Rosa (Bra) 7.45 x Beau Emerton (Aus) 14.20
3) Nathan Hedge (Aus) 14.00 x Flávio Padaratz (Bra) 13.15
4) CJ Hobgood (EUA) 17.65 x Russell Winter (Ing) 18.00
5) Taj Burrow (Aus) 16.50 x Shane Dorian (Haw) 14.65
6) Shea Lopez (EUA) 13.50 x Guilherme Herdy (Bra) 13.75
7) Neco Padaratz (Bra) 12.00 x Michael Campbell (Aus) 16.80
8) Andy Irons (Haw) 15.15 x Leonardo Neves (Bra) 14.65
9) Luke Egan (Aus) 13.35 x Marcelo Nunes (Bra) 12.75
10) Shane Powell (Aus) 14.75 x Richard Lovett (Aus) 10.90
11) Cory Lopez (EUA) 9.50 x Renan Rocha (Bra) 10.75
12) Mick Fanning (Aus) 16.00 x Luke Hitchings (Aus) 13.55
13) Michael Lowe (Aus) 13.60 x Rodrigo Dornelles (Bra) 14.35
Baterias restantes da terceira fase:
14) Jake Paterson (Aus) x Dean Morrison (Aus)
15) Joel Parkinson (Aus) x Joel Parkinson (Aus)
16) Kieren Perrow (Aus) x Pat O?Connell (EUA)
Drope mais
Quatro brazucas avançam em Saquarema
Léo Neves vence repescagem e segue no WCT
Swell deve premiar WCT em Saquarema
Saquarema comprova tradição de boas ondas
Kelly Slater desfalca WCT em Saquarema
Andy Irons tira nota 10 em Saquarema
Teco, Neco e Dornelles se dão bem em Saquarema