Seguindo nossa saga no Peru atrás de ondas perfeitas, enfrentamos uma longa viagem. O caminho entre Tallara, cidade próxima a Lobitos, e Pacasmayo, localizada ao Sul, são nove horas de ônibus.
Clique aqui para ver as fotos
A viagem é muito cansativa, pois o ônibus é parador e entra em várias cidadezinhas pelo caminho.
Chegando à cidade de Pacasmayo, você encontra duas ondas superlongas, El Faro e Chicama, ambas conhecidas mundialmente pela sua grande extensão.
El Faro estava com ondas de 1 metro e feza a trip peruana dos cariocas Leandro Bastos e Jorge Spanner e do cearense André Silva tornar-se a melhor onda da viagem pelo litoral peruano.
A dez minutos da pousada, situada no centro de Pacasmayo, você chega a El Faro. Para ir até a onda você precisa fazer um off-road nas motonetas do povoado, por um caminho de pedras e muita areia.
Os ?motolocais? estão sempre na porta da pousada para poder dar assessoria aos hóspedes, levando a galera para o farol de Pacasmayo.
Os atletas aproveitaram o pico muito bem e Leandro Bastos mais uma vez mostrou seu potencial de backside.
Com 18 manobras seguidas, Leandro Bastos abriu o placar na disputa pessoal entre os atletas por quem aplica mais manobras em seqüência na mesma onda.
Jorge Spanner esteve na ?cola? de Leandrinho, com 16 manobras na segunda session da galera em El Faro.
Já André Silva optou por procurar uma onda mais atrás da bancada, e foi contemplado com um belo tubo nas longas esquerdas.
No dia seguinte às disputas saudáveis, a galera resolveu conhecer Chicama, que é conhecida internacionalmente como a onda mais extensa do mundo.
As ondas não passaram de meio metro, mas mesmo assim deu para os atletas conhecerem o potencial da onda.
“Durante o circuito WQS, encontramos várias ondas pequenas. Aqui aplicamos várias manobras em seqüência. Três ondas dessas valem mais que duas caídas nas marolas do Brasil”, comenta Jorge Spanner, que a cada onda precisava reabastecer seu organismo com muita água.
Os atletas estão afiados para as etapas do circuito mundial WQS, mas antes dessa maratona, que começa na próxima semana em Fernando de Noronha, eles deram uma relaxada.
André Silva, com sua namorada Clara, foi conhecer o santuário de Machu Pichu, que foi uma das sedes do império Inca antes da invasão espanhola no século XVI. Preservada até hoje, a cidade está localizada a 11 mil pés acima do nível do mar.
Jorge Spanner e Leandro Bastos foram à capital, Lima, conhecer um pouco da metrópole peruana, que mesmo depois de vários terremotos encontram-se estruturas modernas e uma vasta quantidade de cassinos.
O balanço da trip foi ótimo, atletas treinados para novos desafios e satisfeitos em saber que poderão contar com a Time Brazil Turismo, que cuida de todas as viagens da galera para os melhores picos de surf do planeta, seja no circuito mundial, ou até mesmo free surf.
Saiba Mais