Válido como etapa de nível 6 estrelas do ASP Star, o último SuperSurf Internacional do ano começa nesta terça-feira em Itamambuca, Ubatuba (SP).
O limite de 144 participantes já está esgotado. A cidade do litoral Norte de São Paulo recebe surfistas de 19 países e a maioria é do Brasil, com representantes de 13 estados.
Todos vão atrás dos 3.500 pontos no ranking mundial que define os top-32 para o ASP Dream Tour de 2012 nesta reta final da temporada.
O catarinense Willian Cardoso e o paulista Jessé Mendes estão bem próximos da zona de classificação, 39º e 40º no ranking mundial unificado da ASP respectivamente.
Eles são os principais cabeças-de-chave em Ubatuba e entre os estrangeiros, destaque para a nova aposta do surfe norte-americano, Kolohe Andino, 42º colocado, do maior pelotão de outro país no SuperSurf.
São seis inscritos dos Estados Unidos, sem contar quatro que defendem o Hawaii. A Austrália também tem quatro atletas e com dois, a Espanha do basco Aritz Aranburu, campeão do último SuperSurf de 2010 no Rio de Janeiro, a França, Argentina e Venezuela. Onze nações comparecem com um surfista para as duas etapas da perna de final de ano da ASP South America.
O japonês Masatoshi Ohno já é frequentador assíduo do Brasil e geralmente consegue bons resultados. Os outros países com um competidor são Portugal, Alemanha, África do Sul, Ilha Reunião, Uruguai, Chile, Peru, Costa Rica, Panamá e México.
Para a maioria, a batalha será para melhorar a posição no ranking mundial unificado da ASP, buscando se manter ou a qualificação para as etapas mais importantes do ASP World Tour, como o SuperSurf Internacional de US$ 145 mil em Ubatuba.
A competição começa na terça-feira e vai até domingo na praia de Itamambuca, com todas as baterias sendo eliminatórias.
Além de valer pelo circuito mundial, o evento também marca pontos no ranking do ASP South America Surf Series 2011, que aponta o campeão sul-americano profissional da temporada. O líder é o paulista Gabriel Medina, com a vitória espetacular na final do SuperSurf Internacional Prime de 6.500 pontos em Imbituba (SC).
O título em Santa Catarina é o principal resultado do surfista de apenas 17 anos, entre os oito que ele computou para se classificar na rotação de meio de ano da elite para a segunda metade do ASP Dream Tour. No momento, ele disputa a perna européia do ASP Tour e não poderá competir em Ubatuba. Entre os brasileiros, o catarinense Willian Cardoso e o paulista Jessé Mendes podem subir no ranking e até entrar no G-32 com um bom resultado.
O evento é transmitido ao vivo pelo site SuperSurf.
Relação de estrangeiros no SuperSurf Internacional 2011
Estados Unidos Kolohe Andino, Tanner Gudauskas, Evan Geiselman, Luke Davis, Ian Crane e Johnny Noris
Austrália Mitch Crews, Nicholas Squires, Chris Friend, Alexandre Chacon
Hawaii Kai Barger, Sebastien Zietz, Gavin Gillette, Reno Makani
Espanha Aritz Aranburu e Eneko Acero
França Romain Cloitre e Patrick Beven
Argentina Leandro Usuña e Santiago Muniz
Venezuela Francisco Bellorin e Rafael Pereira
Japão Masatoshi Ohno
África do Sul Rudy Palmboom
Portugal Eduardo Fernandes
Alemanha Marlon Lipke
Ilhas Reunião Adrien Toyon
México Angelo Lozano
Panamá Diego Salgado
Costa Rica Carlos Muñoz
Uruguai Marco Giorgi
Chile Manuel Selman
Peru Gabriel Villaran