A expectativa por uma final brasileira no Oi Rio Pro 2016 era grande, mas o havaiano John John Florence e o australiano Jack Freestone frustraram o público na Barra da Tijuca nesta quinta-feira, barrando Adriano de Souza e Gabriel Medina, respectivamente.
Clique aqui para ver ao vivo
O último dia da etapa brasileira começou com um duelo pendente da quinta fase, vencido pelo australiano Adam Melling.
Em seguida, John John Florence, Adriano de Souza, Jack Freestone e Gabriel Medina venceram seus adversários nas ondas de até 1,5 metro e formação irregular no Postinho.
O único brasileiro eliminado nas quartas foi Miguel Pupo, eliminado por Freestone. O australiano fez uma nova vítima na semifinal, tirando da prova Gabriel Medina. Jack Freestone já havia vencido o brazuca na casa do adversário, em Maresias, durante o QS10.000 em 2015.
Desta vez, Medina começou forte com 9.07 depois de mandar um aéreo rodando de backside e uma batida na junção. O atleta de Maresias ampliou vantagem com 5.60, deixando Freestone em situação complicada. Porém, o australiano não se abalou e virou o placar com 7.83 e 8.67 nas duas últimas ondas, estragando a festa da torcida na Barra.
Na outra semi, o havaiano John John Florence barrou o atual campeão mundial Adriano de Souza com uma excelente apresentação. Muito encaixado no pico, Florence mandou 9.80 e 8.93 nas duas melhores ondas, dando-se ao luxo de descartar 7.17, 6.83 e 7.23.
O brasileiro não conseguiu repetir as atuações das baterias anteriores e somou apenas 4.73 e 7.93 nas duas melhores ondas.