Os dois nomes de maior destaque do surf brasileiro na atualidade já têm presença confirmada na praia do Forte, para as disputas do Billabong Surf Eco Festival, entre os dias 16 e 22 de junho.
O paulista Adriano de Souza, o “Mineirinho”, e o carioca Bruno Santos vão apimentar mais ainda a etapa baiana do WQS. O primeiro é o quarto colocado no ranking mundial do ASP World Championship Tour (WCT) e foi semifinalista na prova de Tavarua, Ilhas Fiji, finalizada na semana passada.
Já Santos quebrou um tabu brasileiro de seis anos e venceu, de forma histórica, a terceira etapa do tour, realizada nas temidas ondas de Teahupoo, Tahiti, no início de maio.
O Billabong Surf Eco Festival 5 estrelas é 17ª etapa do World Qualifying Series (WQS) masculino, a sexta prova do feminino, e distribui um total de US$ 140 mil entre os atletas que vão disputar pontos para o acesso ao WCT de 2009.
A competição, que acontece nas ondas da paradisíaca praia do Papa Gente (ou Catinguiba), é a terceira prova do WQS disputada na Bahia, em ambas as categorias. A estimativa dos organizadores é de que cerca de 250 atletas dos quatro cantos do mundo participem da disputa.
Estrela brazuca – Na sua terceira temporada no WCT, Adriano “Mineirinho”, de 21 anos, deixa definitivamente de ser uma promessa e está nas cabeças na briga pelo título. Nas quatro provas disputadas este ano, o guarujaense obteve um nono lugar, dois quintos e um terceiro.
O circuito é liderado pelo fenômeno americano Kelly Slater, que persegue seu nono título mundial, depois de vencer as duas etapas australianas e a das Ilhas Fiji.
Mineirinho tem ótimas lembranças do litoral norte baiano, pois em 2005, mesmo ano em que foi campeão mundial do WQS, venceu o catarinense Neco Padaratz no Costa do Sauípe, durante o Billabong Costa do Sauípe.
Embora seu foco seja a divisão de elite, este ano ele já venceu uma etapa do circuito de acesso na Austrália e disputou outras duas provas no longo tempo em que ficou fora do País. Depois da etapa da praia do Forte, o ídolo segue para a Colômbia, para fazer matéria para uma revista especializada.
Em decorrência dessa viagem, ele não participa da etapa do WQS que acontece no Guarujá, uma semana depois do Billabong Surf Eco Festival. Melhor para os baianos, que vão assistir às suas performances.
Bom de tubo – “Expert” em ondas perfeitas e tubulares de bancadas de recifes, Bruno Santos tem tudo para se dar bem na praia do Forte. Único brasileiro a vencer as perfeitas e perigosas ondas de Teahupoo, ele também acumula no currículo performances sensacionais em Pipeline, Hawaii, que também tem ondas em fundo de pedras.
Embora acumule experiências em etapas importantes do WCT, Bruno Santos nunca participou integralmente da elite do surf mundial. Suas participações só foram possíveis como convidado, ou através da disputa de triagem.
Este ano, ele não está nem entre os 100 primeiros do ranking do WQS, que classifica apenas 15 atletas para o WCT do ano que vem. Por isso ele tem grandes motivos para se dar bem na praia do Forte e acumular pontos nas outras etapas que acontecem ao longo deste ano.
Americano na ponta – Quem também tem presença confirmada na Bahia é o norte-americano Patrick Gudauskas. Ele está à frente do conterrâneo Austin Ware, do sul-africano David Ware e do brasileiro Hizunumê Bettero no ranking do WQS e vem defender na praia do Forte importantes pontos.
Antes da etapa baiana acontece o evento 6 estrelas “Prime” das Ilhas Maldivas, que oferece 3 mil pontos ao campeão. Gudauskas ganhou a etapa que abriu o WQS 2008 no seu país, manteve a dianteira no Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha e continua na frente depois de 15 etapas.
Na lista dos atletas que estão no WCT ou já passaram por este circuito estão a maior estrela do surf brazuca de todos os tempos, Fábio Gouveia, os baianos Armando Daltro e Christiano Spirro, Travis Logie (África do Sul), Rodrigo Dornelles (RS), Gabe Kling (USA), Victor Ribas (RJ), Heitor Alves (CE), Jihad Khodr (PR), Shaun Cansdell (AUS), Marcelo Nunes RN), o veterano Richie Collins (USA), 40 anos, Paulo Moura (PE), Pedro Henrique (RJ), Guilherme Herdy (RJ), Yuri Sodré (RJ), David Ware (África do Sul) e Kirk Flintoff (AUS).
O Billabong Surf Eco Festival é uma realização da Dendê, tem apresentação da Nova Schin, patrocínio da Billabong, Petrobras, Governo do Estado da Bahia e Federal, Iberostar Bahia e Shopping Iguatemi e colaboração da Uranus 2, Rede Outlight, Al2, Mídia Bus e Prefeitura de Mata de São João.